Roche no GUIA EXAME - Remédio para quem mais precisa!

Publicado em 17/11/2017
526 visualizações

VEJA TAMBÉM: 1ª CONFERÊNCIA ABOUT ME DE EMPREGABILIDADE NA SAÚDE

ALIADOS NO COMBATE AO CÂNCER DO COLO DE ÚTERO

A suíça Roche se une a governos estaduais para detectar precocemente o terceiro tipo de tumor mais frequente entre as mulheres no Brasil — e que poderia ser prevenido com ações simples | Gustavo Magaldi

Fundada em 1896, na Suíça, a Roche atua em mais de 100 países por meio de duas divisões: farmacêutica, na qual se destaca em terapias do câncer, e diagnóstica, na qual é líder mundial em testes diagnósticos in vitro. No Brasil, a empresa está presente desde 1931 e, há dois anos, iniciou a modernização de sua fábrica no Rio de Janeiro, com 300 milhões de reais em investimentos previstos até 2020. Paralelamente, a Roche está usando seu conhecimento na área para convencer governos estaduais a investir na prevenção e na detecção precoce do câncer do colo de útero.

Esse tipo de tumor atingiu 16.340 mulheres no Brasil em 2016 — é a terceira forma de câncer mais comum entre as brasileiras. Em média, de cada grupo de 100.000 mulheres no país, 16 sofrem com o problema e cinco acabam morrendo. Mais de 70% dos diagnósticos são feitos em fases avançadas da doença. Com um detalhe: esse é um dos poucos cânceres que poderiam ser prevenidos com o uso de preservativo e vacinação contra o vírus HPV, que causa a doença.

A Roche, que obtém 65% de suas receitas com terapias oncológicas, está auxiliando os governos de Amazonas e Pará — dois dos estados com maior incidência de câncer do colo de útero no Brasil — a elaborar programas de maior impacto na redução dos casos. A empresa fez encontros com representantes da saúde pública dos dois estados com o objetivo de mapear as barreiras que impedem o diagnóstico precoce da doença. A ação já resultou em 11 projetos regionais, que têm apresentado propostas para melhorar o quadro. A partir de 2018, o Maranhão também entrará no projeto. “Essa parceria mostra que governos e empresas privadas podem trabalhar juntos para resolver problemas de saúde”, diz Rolf Hoenger, presidente da Roche no Brasil. “Se quisermos promover um impacto real, temos de conhecer bem o assunto, e toda parceria é bem-vinda.”

A companhia adquiriu conhecimento prático importante ao realizar projetos sociais no Nordeste. Desde 2013, a Roche apoia financeiramente a realização de atendimentos médicos gratuitos que já beneficiaram mais de 30.000 pessoas de baixa renda de 35 municípios da região. No ano passado, foram realizados pouco mais de 1.000 atendimentos e dois mutirões para prevenção e detecção de câncer de pele e do colo de útero. Essas ações envolveram 70 cirurgias para retirada de lesões e biópsias. Além de contribuir para melhorar a saúde pública no Brasil, a aproximação com governos serve ao propósito da Roche de obter 50% de seu faturamento no país com vendas ao setor público — no ano passado, essa fatia girou em torno de 25%.

Fonte: https://exame.abril.com.br/revista-exame/remedio-para-quem-mais-precisa/# 

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias