Olá pessoal, em especial meus importantíssimos seguidores!

Ontem à noite, meu amigo Coaching Deivid Neves me pediu para fazer um texto sobre minha vida profissional. Fui deitar pensando nisso; em como poderia fazer um artigo sobre minha carreira em um único texto. Vinte e oito anos, isso daria um livro...risos.

Então, resolvi, não saindo da intenção de sempre trazer um texto de confiança de esperança, falar que mesmo nas tempestades, acima das nuvens cinzas, existe o sol.

Quantas coisas aconteceram nesses anos na área comercial?

Quantas empresas, quantos negócios aconteceram, quantos ramos diferentes?

Em nossos currículos colocamos o resumo, o essencial, porque os recrutadores não tem tempo para verificar tudo e, portanto, vão direto ao que interessa.

Mas temos uma história, temos uma vida dedicada aos conhecimentos, aos estudos do que fazemos, aos estudos da área na qual trabalhamos.

Somos formados pela MBA da vida, das necessidades, do nosso esforço, do conhecimento, para que possamos ser referência, sim; para que possamos ser bons profissionais e reconhecidos pela empatia e pelo conhecimento no que fazemos, independentemente da área que atuamos.

Ser honesto, sincero, fiel , parceiro não é exercício só de um atuante da área comercial.

Nesse tempo me deparei com tantas pessoas e sempre procurei aprender e trazer as coisas que se destacavam nelas para minha vida.

Como é excelente amar o que se faz, acordar dia após dia e saber que hoje serei melhor que ontem por poder empreender o aprendizado, por minha profissão me permitir crescer como ser humano.

Quem trabalha com vendas sabe que o mais importante é conhecer o perfil do cliente, e como funciona o processo de compra dele.

Gente, isso é complexo; você precisa ter um bom relacionamento para ter as informações que vão auxilia-lo, e isto também serve para várias outras profissões.

Um empreendedor comercial precisa ter a resistência de Hércules, a arte de Maquiavel, o tato de um Diplomata, a eloquência de um Orador, o encanto de um Homem da Sociedade e a agilidade mental de um Matemático.....alguém já disse isto: “mas é fundamental praticar o networking”.

Existem vários profissionais, ainda, que dizem “isto não e comigo”, minha experiência diz que tudo que te acrescenta é com você, e cabe a você aprender e ensinar; ser solidário te faz uma pessoa melhor, sempre.

Para finalizar, e para que não vire uma leitura cansativa, vou finalizando e colocando minha visão sobre minha profissão, agradecendo muito a vocês que sempre estão me dando o prazer de tê-los visitando meus artigos.

Os gestores comerciais e de vendas devem planejar, dirigir, e coordenar as atividades relacionadas à comercialização e à venda dos produtos e/ou serviços da empresa ou instituição para a qual trabalham.

Suas funções são muito importantes, porque é através das vendas que promovem e realizam.

É através das vendas que as empresas obtêm os recursos financeiros necessários à sua sobrevivência econômica.

Uma empresa só é rentável quando consegue obter receitas superiores às suas despesas, e o objetivo principal destes gestores é assegurar que, através das suas vendas, a empresa tenha o maior volume possível de receitas.

Então senhores CEOs, Headhunters, Recrutadores, Selecionadores, procurem o profissional pelo seu conhecimento pelo seu amor a profissão.

Busque um gestor comercial que tenha como primordial a pessoa que vai colocar seu exército na rua vendendo, não apenas produtos, mas a paixão e a missão da empresa de levar qualidade de vida à todos os cantos.

Esta posição é a que vai alimentar a chama da confiança, do desejo diário de bater metas, de vencer desafios. Tem que ser incansável, ter um perfil corajoso, persistente e otimista.

Excelente fim de semana a todos!

Autor: Jose Geraldo Pansani Bressanini

Imagem : Pública na internet

Revisão  : Verônica Terzian