Quando ouve a palavra “medo”, o que lhe vem à mente? Para mim, geralmente tem uma conotação negativa. No entanto, consigo pensar em coisas positivas que podem resultar de termos um medo saudável de algo. Afinal de contas, é provavelmente a emoção que impulsiona o instinto de sobrevivência e nos ajuda a permanecermos vivos!

Que medo você tem no mundo dos negócios?

- Medo de uma entrevista

- Medo de parecer mal

- Medo do chefe

- De se sentir inferior

- Medo de falhar

- De desapontar os outros 

- Medo de ser deixado de fora/de não pertencer ao grupo

O medo é claramente uma emoção que impulsiona o comportamento. A questão a considerar é: esse medo está te  impulsionando para resultados que o ajudam ou o prejudicam?

Além do impulso para nos mantermos vivos, há mais exemplos de resultados positivos conduzidos pelo medo. Por exemplo, atingir ou exceder suas vendas/objetivos de desempenho. O receio de parecer mal por comparação com os colegas pode ser o combustível de que precisa para ir mais além e ter um desempenho de topo.

Ter medo de ser deixado de fora/não pertencer a um grupo pode impulsionar o seu esforço em termos de comunicação e de construir relacionamentos.

Ter receio de parecer mal pode levar a mergulhar num projeto complexo ou investir tempo extra para fazer um trabalho de alta qualidade e assim sobressair.

Claro que há um lado menos positivo do medo enquanto catalisador do comportamento. O mesmo receio de parecer mal pode levar a pessoa a não admitir os seus erros, a culpar outros ou até a tentar encobrir o erro cometido.

Se tem medo de se sentir inferior, pode tentar justificar o feedback desfavorável ou fingir que não vê como pode aprender com a outra pessoa.

Ou então, se receia decepcionar os outros, pode ter dificuldade em dizer “não” ou simplesmente tornar-se num capacho, permitindo que se aproveitem de você.

 Vamos desmascarar os nossos medos.

- Quais são os seus receios no que se refere à sua vida profissional? Anote-os.

- Avalie como você está respondendo a esses medos. Que comportamentos está tento?

- Faça uma pausa e reflita. Quais os resultados positivos que teve? E os resultados negativos?

- Seja verdadeiro consigo mesmo. Os resultados positivos estão contribuindo  para os seus objetivos de carreira? Está feliz? Os resultados negativos estão te prejudicando ? Quer fazer algo diferente?

- Reconheça o tem para fazer para alcançar os resultados positivos e o que deve continuar a fazer. Nos resultados negativos, pense nos comportamentos de substituição que pode começar a ter no sentido de ganhar confiança (por exemplo, procurar o feedback dos seus críticos, admitir os erros, reconhecer o bom trabalho dos outros).

Ao reconhecer os seus medos torna-se vulnerável. E ser vulnerável é muitas vezes incompreendido no ambiente de negócios. A verdade é que é a chave para construir relacionamentos profundos e duradouros. Quando está vulnerável liga-se a outras pessoas que muitas vezes sentem o mesmo sobre si mesmas. Isto é fundamental na criação de confiança. E quando tem relações de confiança as pessoas apoiam-no e ajudam a superar os receios que estão impulsionando os comportamentos negativos.

“Não há problema em ter medo. Estar assustado significa que está prestes a fazer algo muito, muito corajoso”.

Mandy Hale, escritora best seller

Força,foco e fé!!!!