Você sabe como ganhar a confiança da sua equipe?

 

Existem algumas maneiras de ganhar a confiança da sua equipe – o que é fundamental para qualquer gestor. Vamos falar sobre isso:

 “SUJE” AS MÃOS

Faça e conheça o trabalho. Não é necessário que seja a pessoa mais especializada no assunto, mas precisa  conhecer o meio em que trabalha e como é que ele funciona. Os líderes têm muitas funções, mas é necessário trabalhar em equipe - o que também ajuda e muito na construção da confiança.

Pense antes de falar

As palavras podem causar um grande efeito nas pessoas - tanto positivo quanto negativo. Pense bem antes de dizer alguma coisa. Lembre-se para quem vai falar e a maneira como vai comunicar com essa pessoa. Ajude sempre todos os membros da sua equipe.

RESPEITE A HIERARQUIA

Uma das maneiras mais rápidas de estragar a sua reputação dentro de uma empresa é quando não respeita a hierarquia de comando dentro do ambiente de trabalho. Se existe alguém acima de você, respeite-o, se quiser ser respeitado pela sua equipe.

ESCUTE A EQUIPe

Os líderes têm tanta coisa para fazer, delegar e auxiliar que não percebem que, às vezes, não param para ouvir a sua equipe. É sempre bom ouvir os membros da sua equipe para receber um feedback sobre o que está a acontecer no ambiente de trabalho.

ASSUMA A RESPONSABILIDADE

Os bons líderes sabem quando assumir os próprios erros e fazem o  possível e por vezes o impossível para os resolver. Não importa se alguém da sua equipe errou. Se você é o líder, a responsabilidade é sua.

"LIBERTE" A EQUIPe

Ao explicar quais são os objetivos com clareza, deixe a sua equipe trabalhar. Não tente acompanhar e seguir cada passo do trabalho porque assim a inovação pode não acontecer. Dê alguma liberdade à equipe!

CUIDE DE Você

É importante que um bom líder goze de boa saúde. Cuidar de si mesmo (saúde física e mental) terá mais energia para desenvolver um trabalho de qualidade.