Stakeholder significa “parte interessada” e descreve qualquer pessoa ou grupo que tenha interesse ou seja afetado por uma organização, negócio ou projeto.

Quanto maior o número de pessoas afetadas, maior também o número de pessoas que podem exercer influência positiva ou negativa sobre ele.

Dessa forma o mapeamento lhe fornecerá informações que permitirão o melhor planejamento da comunicação, possibilitando maior apoio a seus projetos.

Passo 1 - Identificação dos Stakeholders

 Liste todos que serão afetados com seu trabalho e que tem influência ou poder sobre ele (ou que tenham interesse em sua conclusão – bem ou mal, sucedida)

Passo 2 – Mapeamento

 

Dividir em 4 grupos:

 ·         Mais Impactados e com menos interesse

 ·         Mais Impactados e com muito interesse

 ·         Menos impactados e com pouco interesse

 ·         Menos impactados e com muito interesse

Passo 3

 Dentro de cada grupo, identificar quais acredita que serão apoiadores, neutros e bloqueadores do seu projeto.

 Passo 4

 Analisar o nível de comprometimento existente, qual o tipo de “suporte” que espera de cada um.

  Passo 5

 Quais melhores ações ou tipo de mensagem necessários para se persuadir na realização desse suporte?

Passo 6

Concentrar-se nas partes de alto impacto e observar:

Ø  Qual melhor forma para manter os apoiadores, neutralizar os opositores, e envolver os céticos para elevar seu nível de interesse?

Ø  Considere como o que está fazendo irá afetar seus stakeholders

Ø  Se for o caso, saiba o mais cedo possível de quaisquer questões difíceis que possam surgir e discuta anteriormente para minimizar e gerenciar o impacto

Ø  Divida o projeto em passos realizáveis

 O planejamento de Stakeholders permite que se aproveite a opinião das partes mais influentes e impactantes desde a fase inicial do projeto, moldando a comunicação, que contribuirá para maior compreensão e entendimento dos benefícios, melhorando sua qualidade e probabilidade de apoio.