O tempo cronológico da vida das pessoas passa muita depressa, e quando se vê você começa a observar a sua volta. O tempo muitas vezes nos escraviza, pois sempre estamos sendo cobrados pelo horário, pela entrega de trabalho o que cada vez mais nos faz vigilante do tempo. Junto a ele caminham as experiências obtidas, os exercícios, as habilidades que você adquiriu e cada vez mais o tempo passa.

Para aqueles que focam em suas metas ambas caminham juntas e você se torna cada vez mais atualizado, mas há quem diga que o grande tempo é aquele onde ficamos de boa, com os amigos na balada, ou aqueles que investem em suas viagens em família, ou aqueles que se dão de presente uma viagem para um intercâmbio para aprimorar um idioma qualquer, ou até mesmo para descansar.

Há um fator muito importante, que muitas pessoas se esquecem, que o tempo passa e, se ele for bem aproveitado, você irá colher os frutos, caso o contrário você não terá o que colher, porque se o tempo passou, esquece! É algo que você não recupera mais.

Mas uma coisa bacana que todos se esquecem  é que tanto o tempo quanto as experiências caminham juntas de mão dadas, pode ser lazer, trabalho, estudos, carreira. Mas percebe-se  que há sempre aqueles que tentam driblar o tempo, assim como querem encurtar os caminhos de forma a burlar as regras. Aí chamo a todos para seguinte reflexão: todos precisam ter objetivos, metas e esses tem que ser diários, e não puro e simplesmente porque alguém lhe pega no pé ou lhe cobra por um serviço que não foi feito.

O abreviar o conhecimento, o copia e cola na vida das pessoas está muito evidente, as pessoas não criam, não inovam, e quando alguém faz a diferença tem muita gente de olho para aprender a fórmula e não como se faz e para entender porque foi  feito. E aí muitas empresas deixam de olhar para o tempo de experiência de um profissional e contemplam só o tempo que alguém levou para fazer qualquer coisa. 

O tempo  é o combustível na vida das pessoas, se não souber usá-lo, com certeza ele se tornará inflamável.  A experiência de um ser humano tem a ver com o tempo de vida, de formação em sua carreira, e não só com cursos ágeis, tem  a ver com colocar a mão na massa e ter vivido na prática, evitando preconceito  ou rotulagens, em virtude das épocas passadas , onde muitos esquecem que as pessoas tiveram sim uma qualidade muito melhor de disciplina, formação nas escolas do que hoje.

Éramos cobrados, exigidos e só passava de ano sabendo a matéria, caso o contrário você se tornava repetente e tinha que refazer o ano letivo novamente. Hoje, no tempo moderno, tudo isso virou história. Aqueles que não viveram não entendem a tamanha diferença. Então, antes de julgar o tempo de alguém, seja ele cronológico ou não, perceba as experiências, analise o tempo que ele ou ela  se dedicou para se aprimorar, obter o conhecimento. Não foi por aulas televisivas, foi em aulas presenciais, com chamadas, exercícios práticos, prova valendo médias altas, direito a exame e até segunda época. Mas ninguém passava sem saber.

Acredito que aqui eu deixo ou pouquinho, para aqueles que lerem é claro, que o tempo em nossas vidas é algo precioso e as escolhas são de livre arbítrio, sendo de cada um.

Contemple o seu tempo  e  as suas experiências sempre, pois só assim você fará a diferença.  Ser, estar, permanecer ou ficar.  Pensem nisso.

Boa Leitura!

Forte Abraço.

Ailton Moraes