Exército abre concurso para Oficiais Médicos, Dentistas e Farmacêuticos na EsSEx em 2018

Categoria: Carreira
Publicado em 13/07/2018
3.099 visualizações

Foi divulgado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 12 de julho, o edital que rege as normas para realização do concurso público do Exército Brasileiro, que visa preencher 122 vagas no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde (Concurso EsSEx 2018). Os aprovados ingressarão no curso de formação no início de 2019. O Curso realiza-se na EsSEx, no Rio de Janeiro, com uma duração aproximada de trinta e sete semanas, e abrange a Formação Comum, Formação Específica e Pós-graduação.

Exército abre vagas para Oficiais da Saúde

Do total de vagas ofertadas, 115 são para o cargo de Médico, 3 para Farmacêuticos e 4 para Dentistas, conforme o documento publicado. Haverá também reserva de 20% das vagas aos candidatos negros.

Os candidatos interessados em concorrer às vagas deverão ter graduação de nível superior, idade até 36 anos (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1983), altura acima de 1,60m se do sexo masculino e de 1,55m se do sexo feminino; e possuir aptidão física e idoneidade moral que o recomendem ao ingresso na carreira de oficial do Exército Brasileiro.

Vagas

Para Médicos são 115 vagas nas especialidades de: Anestesiologia (06 vagas), Cardiologia (05 vagas), Cirurgia de Cabeça e Pescoço (02 vagas), Cirurgia Cardiovascular (02 vagas), Cirurgia Geral (04 vagas), Cirurgia Torácica (02 vagas), Cirurgia Vascular (04 vagas), Clínica Médica (03 vagas), Endocrinologia e Metabologia (03 vagas), Gastroenterologia (04 vagas), Geriatria (02 vagas), Ginecologia e Obstetrícia (05 vagas), Hematologia e Hemoterapia (02 gagas), Mastologia (03 vagas), Medicina Intensiva (06 vagas), Medicina Legal (02 vagas), Neurocirurgia (02 vagas), Oncologia (06 vagas), Oftalmologia (06 vagas), Ortopedia/Traumatologia (06 vagas), Otorrinolaringologia (02 vagas), Pediatria (05 vagas), Proctologia (02 vagas), Psiquiatria (04 vagas), Radiologia (04 vagas), Sem Especialidade (15 vagas), Urologia (03 vagas) e UTI Neonatal (02 vagas).

Já para Dentistas, são oferecidas oportunidades para as áreas de Dentística Restauradora (01 vaga), Endodontia (01 vaga), Imaginologia dento-maxilo-facial (01 vaga) e Prótese Dentária (01 vaga). Por fim, o edital conta com oportunidades para Farmacêuticos (03 vagas).

O salário após o curso, é referente ao posto de 1º Tenente, cuja remuneração está fixada em R$ 8.245,00.

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 16 de julho e 13 de agosto de 2018, pela internet, no endereço eletrônico www.essex.ensino.eb.br. A taxa de inscrição custa R$ 130,00 e poderá requerer isenção o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, for membro de família de baixa renda e/ou ter doado medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Provas

O certame será constituído das seguintes etapas:

- Primeira etapa: Exame Intelectual de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos.

- Segunda etapa, composta de seguintes fases de:

I - Inspeção de Saúde de caráter eliminatório;

II - Exame de Aptidão Física de caráter eliminatório;

IV - Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório; e

V - Revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório.

A prova objetiva terá duração de 4 horas e terá duas etapas: a primeira será constituída de conhecimentos gerais, contendo 20 questões objetivas abordando assuntos básicos dentro da respectiva graduação; a segunda etapa será de conhecimentos específicos, com 30 questões objetivas, abordando assuntos da especialização ou habilitação escolhida.

O exame intelectual (prova objetiva) será realizado no dia 23 de setembro nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Campinas-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Belo Horizonte-MG, Juiz de Fora-MG, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Salvador-BA, Recife-PE, Belém-PA, Campo Grande-MS, Fortaleza-CE, Brasília-DF, Manaus-AM e Porto Velho-RO.

Os gabaritos preliminares serão publicados no dia 26 de setembro e o resultado final da prova objetiva sairá no dia 1º de dezembro de 2018, pelo site www.essex.ensino.eb.br. O concurso terá validade apenas para o ano ao qual se referir o curso, iniciando-se a partir da data de publicação deste edital de abertura e encerrando-se na data de matrícula, ressalvados os casos de adiamento. Veja o edital do concurso EsSEx 2018.

 

Fonte

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias