Planejar para crescer

Categoria: Carreira
Publicado em 28/05/2018
2.930 visualizações

O planejamento de carreira permite o desenvolvimento de habilidades específicas requeridas para determinados cargos e facilita a visualização de quais cursos e certificados são necessários

Não há quem não queira subir na carreira e desbravar novos desafios. A aspiração por crescimento é saudável e extremamente benéfica, mas o caminho até o cargo sonhado deve ser trilhado com cuidado e planejamento. Segundo a coach profissional Patrícia Araujo, CEO da ProPAT, o primeiro passo é definir com precisão o objetivo de carreira: “É necessário que o profissional determine o que é importante para ele e o que ele efetivamente deseja: aumento de salário, posição de maior destaque, um novo cargo na mesma empresa, migrar para outra companhia ou até mesmo mudar de profissão”, explica.

Identificando as metas e desafios profissionais, é possível planejar o passo a passo da ascensão de carreira, como a participação em cursos e seminários e a conquista de certificações, entre outros itens que possam ser requeridos pelo empregador na hora em que aparecer a oportunidade de ouro.

Em seguida, deve-se mapear as competências e habilidades requeridas pelo cargo almejado. “É muito comum a pessoa querer uma vaga determinada, mas não estar preparada para aquela missão, mesmo sendo um excelente funcionário. Para cada cargo, há características específicas que o profissional deve ter. Como nem todo mundo nasce com essas habilidades, é preciso desenvolvê-las”, destaca Patrícia.

Além das competências específicas, há também aquelas que hoje são muito valorizadas pelo mercado, independentemente da área de atuação. Trabalhar em equipe, saber se comunicar, saber negociar, lidar com as diferenças, ter autonomia e capacidade de decisão, ser criativo, ousado e inovador, saber ouvir, focar em resultados, motivar e engajar, ser resiliente e saber lidar com o inesperado e com as incertezas em um ambiente cada vez mais dinâmico são apenas algumas das novas habilidades demandadas. “Para se firmar no mercado e, principalmente, para crescer, é preciso dominar competências emocionais e comportamentais que vão além do currículo”, reforça a CEO da ProPAT.

Patrícia também recomenda que o profissional faça uma autoanálise, para identificar quais competências já domina e, sobretudo, conhecer suas limitações. “É muito importante ressaltar aquilo que se tem de positivo, mas é fundamental melhorar naquilo em que não se é bom e desenvolver as habilidades deficitárias”, orienta Patrícia Araujo.

Sobre a ProPAT

Fundada em 2015 pela administradora Patrícia Araujo, a ProPAT é uma empresa de mentoring e counseling para pessoas jurídicas e físicas. Oferece três programas: o Business, voltado para micro, pequenas e médias empresas; o Felicitude, de counseling para mudanças pessoais ou profissionais; e o Extreme, de aconselhamento para jovens na escolha de suas profissões ou para profissionais em busca de ascensão na carreira. Em todos eles, o objetivo é transformar pessoas e empresas, contribuindo para o aumento da produtividade e, em muitos casos, trazendo retorno financeiro.

 

Fonte

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias