Principal recrutadora do Brasil dá uma dica para quem está estressado

Categoria: Carreira
Publicado em 17/09/2018
2.652 visualizações

"A máxima de que se nada mudarmos teremos sempre os mesmos resultados, vale em situações profissionais de muita pressão", diz Sofia Esteves

Vivemos em uma era do conhecimento exponencial, na qual constantes transformações influenciam nossa relação com o mundo e impactam na necessidade frequente de adaptação e mudança organizacional. As transformações no mundo do trabalho são altamente velozes e isso faz com que, nós eternos aprendizes, busquemos sempre a instrução diária e o desenvolvimento de novas habilidades.

A busca pelo sucesso na carreira é constante e, muitas vezes, lidar com as dificuldades do ambiente corporativo provoca reações indesejadas, como o velho conhecido do ser humano: o estresse. Abrir mão da saúde física e mental, além do convívio familiar, pode causar desequilíbrio e insatisfação, levando cada vez mais profissionais para terapias, psiquiatras e até mesmo a mesas de cirurgias.

As causas mais comuns geradas por essa falta de equilíbrio são: ansiedade, fadiga, problemas familiares, insônias, dores de cabeça, irritabilidade, impaciência, entre muitos outros. O estresse nos momentos certos pode ser muito positivo, pois prepara o nosso corpo para o estado de alerta, de atenção. Mas, qualquer coisa pode desencadear essa sensação, já que são muitas as preocupações que vão sobrecarregando nossa máquina.

Algumas formas de minimizarmos ou até driblarmos o estresse é estar com a saúde em dia. Os checkups anuais são fundamentais, não deixando para ir ao médico quando sentir algum sintoma diferente, fora do seu estado normal. Sempre que sentir o estresse por perto, ao seu redor, controle sua respiração, use o diafragma e foque em contar as respirações e as expirações. Autocontrole é mágico e fundamental para um profissional de sucesso.

A máxima de que se nada mudarmos teremos sempre os mesmos resultados, vale em situações profissionais de muita pressão. Mude os hábitos, alimentação, modo de ações na sua rotina de trabalho, a forma de solucionar os problemas, dividindo-os em pequenos objetivos alcançáveis a curto prazo. Notar até que ponto houve progressão numa determinada atividade estimula as boas emoções e nos faz sentir motivados a ir em frente e pensar em quantas coisas mais ainda podemos conquistar.

O trabalho é um ofício que deve ser acima de tudo prazeroso, que proporcione satisfação, descobertas, novos aprendizados e, portanto, avaliar o que realmente é importante no que se refere às missões e metas profissionais. Não permita que o estresse determine a vida diária e crie um plano de ação para melhorar a rotina, privilegiando o bem-estar e autoestima.

Tenha um olhar para si, de autocompaixão, encarando de frente as falhas com compreensão, despertando a gratidão, mas lembrando que nós não somos insubstituíveis e de fato uma perspectiva positiva e com confiança, sempre impacta em bons resultados profissionais e que renova para seguir em frente.

Para o sucesso duradouro na carreira, um dos segredos está no equilíbrio, já que somos seres únicos e exclusivos com diversas funções e atribuições. Por estar envolvida em diversas causas como Carreira, Educação e Projetos Sociais, pratico o Mindfulness Funcional (caminho do autoconhecimento) que me proporciona foco, clareza mental e reduz o estresse, além da prática de exercícios físicos, que também colabora e muito o controle da ansiedade!

Com disciplina, podemos criar mais tempo para o que é realmente é valioso, e, como consequência, os níveis de baixa produtividade no trabalho reduzirão consideravelmente. E os beneficiários disso? Claro que nós, profissionais, e também as empresas, que terão colaboradores mais engajados e felizes!

 

FONTE

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias