Medicamento deve ter reajuste de 4,46% em 2019, estima Interfarma

Categoria: Medicamentos
Publicado em 06/02/2019
2.065 visualizações

O reajuste anual no preço de medicamentos no mercado brasileiro deve ser fixado em 4,46% em 2019 pelo governo federal, de acordo com cálculo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). O novo índice deve passar a valer em abril, mas a aplicação no varejo é percebida gradualmente, à medida que os estoques são renovados.

Conforme a Interfarma, houve neste ano forte influência do câmbio, embora a inflação medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seja o principal fator de correção.

O preço de referência dos medicamentos é corrigido anualmente pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), a partir de uma fórmula que considera inflação, produtividade da indústria, concorrência de diferentes classes terapêuticas e impacto da energia elétrica e das oscilações do câmbio, entre outros fatores.

Conforme a Interfarma, o reajuste autorizado não corrige a inflação, resultando em defasagem de preços ao setor. "Entre 2005 e 2018, os medicamentos tiveram 86,99% de reajuste, enquanto a inflação do período foi de 118,84%. Isso significa uma diferença de 31,85 pontos percentuais", informa. Se a estimativa de 4,46% se confirmar, a continuará acima de 31 pontos percentuais, acrescenta.

FONTE

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias