Anvisa suspende fabricação de lote de tônico capilar desenvolvido pela UFMG

Publicado em 12/12/2018
2.116 visualizações
 
 
Imagens de antes e depois de três meses de uso do tônico capilar. — Foto: Marcelo Aparecido da SilvaImagens de antes e depois de três meses de uso do tônico capilar. — Foto: Marcelo Aparecido da Silva

Imagens de antes e depois de três meses de uso do tônico capilar. — Foto: Marcelo Aparecido da Silva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do Sanctio Tônico Capilar, da Yeva Cosmetiques, produzido pela empresa Laccos Indústria de Cosméticos Ltda.

O produto foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica, sediado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo a Anvisa, o tônico está produzido em desacordo com o que consta no registro da agência. Ainda de acordo com o órgão, após análise, foi verificado que o produto não estimula o crescimento dos fios capilares o que contradiz a frase encontrada no rótulo, “estimula o crescimento capilar”.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (7).

Em nota, a Yeva Cosméticos informou que a Anvisa determinou a retirada dos lotes cuja embalagem externa consta a frase “estimula o crescimento dos fios”. “Trata-se, apenas, de questionamento quanto à informação colocada na rotulagem do produto”, diz a empresa.

Ainda segundo a nota, “o estudo clínico foi realizado no produto e é fruto de pesquisa com voluntários que utilizaram o SANCTIO e comprovaram que houve prevenção e redução da queda, manutenção dos fios na fase anágena, enquanto aqueles que receberam o placebo apresentaram queda contínua dos fios”.

A Laccos Indústria de Cosméticos Ltda informou que o lote comercializado com a informação destacada pela agência já foram recolhidos e “o produto comercializado no momento está com sua rotulagem de acordo com a Anvisa”.

 

Pesquisa

 

De acordo com os responsáveis pelo tônico, ele é indicado para pessoas que ainda possuem o folículo capilar. O produto foi criado a partir do ativo angiotensina. No organismo, ele é responsável por controlar a pressão cardiovascular e regular a função cardíaca. A angiotensina é sintetizada em laboratório e transformada em tônico.

Sessenta voluntários participaram da fase de testes. A metade foi submetida ao tônico e a outra a um placebo. Eles participaram dos estudos durante 90 dias.

 

FONTE

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias