Carreira farmacêutica: você acha que estudar Farmácia é difícil?

Publicado em 19/09/2018
622 visualizações

Saiba o que se aprende na graduação em Farmácia

 
Carreira farmacêutica: você acha que estudar Farmácia é difícil?

 

Ao longo do último ano do Ensino Médio, o estudante lida com decisões que irão impactar diretamente em sua vida pessoal e profissional. É comum surgirem diversos questionamentos sobre qual faculdade ou curso escolher. Até os mais decididos podem hesitar em diferentes momentos. Se você tem interesse no curso de Farmácia, mas tem se perguntado se esta é uma área difícil, qual o período para a conclusão da graduação e o que faz um farmacêutico, não se desespere, porque essas são dúvidas que costumam perturbar a maioria dos vestibulandos. Antes de definir se você deve ou não optar pela área, leia as informações que separamos sobre a graduação em Farmácia e tenha mais segurança para fazer a sua escolha. 

 

Graduação em Farmácia 

 
graduação em Farmácia, disponibilizada com a titulação de bacharelado, tem se mostrado cada vez mais vantajosa devido ao crescimento constante do mercado farmacêutico no Brasil. Ao longo de quatro anos, período médio de duração do curso, o estudante é preparado para realizar a correta orientação de tratamentos medicamentosos nas farmácias e atuar com análises clínicas, desenvolvimento e produção de fármacos e medicamentos. É comum que as oportunidades de emprego para farmacêuticos estejam relacionadas às farmácias, distribuidoras de medicamentos, indústrias e laboratórios, além dos bancos de sangue e de leite.

 

Estudar Farmácia é difícil? 


Esse é um tipo de dúvida bastante comum nos estudantes que estão decidindo a sua área de atuação. Tratando-se da área farmacêutica, é importante salientar que a grade curricular do curso de Farmácia conta com parte de sua carga horária voltada às ciências exatas e da natureza, em especial as disciplina relacionadas a química e biologia. Química geral, bioquímica, físico-química, química orgânica e química analítica são algumas das matérias cobradas na graduação. 
 
Além de aprofundar assuntos trabalhados no Ensino Médio, o graduando se depara com matérias inéditas em sua vida escolar. Por isso, se você não gosta desse tipo de conteúdo, deve procurar outras áreas de atuação. Quem acredita ter algum tipo de dificuldade em estudar as matérias das ciências exatas, mas ainda assim tem gosto pessoal pelos assuntos da área, pode complementar os estudos em sala de aula com videoaulas, formar grupos de estudos e, até mesmo, criar mapas mentais. Assim será mais fácil superar suas limitações.
 
O programa curricular do curso também envolve aulas teóricas e práticas em laboratório, estudo da legislação farmacêutica, estágio supervisionado, pesquisa de campo, seminários, entre outros. Mesmo com dificuldades em alguns componentes da grade curricular, é importante ter dedicação e organização para conseguir ultrapassar os obstáculos. Cada estudante pode encontrar diferentes dificuldades ao longo da graduação, que podem tornar o curso mais difícil. No entanto, se essa é a área que você deseja atuar para construir uma carreira promissora, busque informações e táticas para melhorar o seu desempenho nos estudos. 
 

Bolsas de estudo para o curso de Farmácia 

 
Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Farmácia, aproveite as bolsas de estudos oferecidas pelo Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país. Além desta área, o programa disponibiliza descontos para outros cursos de graduação, pós-graduação, curso técnicos e outras modalidades de ensino. Faça a sua inscrição gratuita e tenha a chance de mudar a história da sua vida. 

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias