Lições do gramado às grandes empresas

Publicado em 19/10/2018
439 visualizações

Depois de construir carreira no futebol, Wilson Borges trocou gramados pela vida de executivo e agora divide lições e experiências em palestra sobre liderança

De futebolista a presidente de farmacêutica. Assim se resume a vida profissional de Wilson Borges, CEO da Natulab – líder em produção e venda de medicamentos fitoterápicos no Brasil, 5ª colocada no mercado de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP's) e 13ª no mercado farmacêutico total. Aos 13 anos, o menino de origem humilde – nascido nos fundos de casa, com auxílio de parteira e iluminação por lampião – ingressava em uma carreira promissora e repleta de conquistas no esporte. Bom de bola, jamais imaginou tornar-se presidente de empresa.

Aos 30 anos, quando abandonou os gramados, foi convidado para fortalecer o time de futebol de uma multinacional. Admitido como funcionário da empresa para participar de campeonatos, tornou-se propagandista de medicamentos. A sede de vitória impulsionou a carreira corporativa, com conhecimentos empíricos que somente mais tarde foram reforçados por cursos em Harvard e na London Business School. A partir daí, Borges não parou até chegar à presidência da Natulab.

Uma das características mais marcantes do executivo é a ânsia por colecionar gols – dentro e fora dos gramados. Nos campos ou nos negócios, deixa sua marca por onde passa: excelência, paixão e humildade. "Há quem se preocupe com cargos e salários, mas minha meta sempre foi vencer e dar resultados. O resto é consequência e paixão por tocar a vida das pesooas

Para dividir os segredos de sua trajetória vencedora e inspirar líderes, Wilson Borges decidiu investir em sua veia de palestrante. Em "Liderando Equipes Vencedoras", ele mostra a importância da mente vencedora, do treinamento constante e da não acomodação. Repleta de paralelos entre a prática esportiva e a corporativa, a palestra destaca a importância de trabalhar com o que o faz feliz. "O que um jogador de futebol mais gosta de fazer é jogar bola. Sai de férias num dia e no outro está jogando pelada. Não pensa em dinheiro quando entra em campo. Pensa apenas em vencer, em ser considerado o melhor do jogo e em se divertir. Essa é a essência. Nas empresas tem que ser a mesma coisa", ressalta.

Borges aplica, no mundo corporativo, conceitos e estratégias que traz de sua experiência nos gramados. Cada degrau galgado é resultado de muito investimento coletivo e individual. "Em todos os lugares por onde passei, desenvolvi times focados em vencer o jogo. O desempenho do time começa no desempenho pessoal de cada um", avalia. "Se uma pessoa não está jogando o suficiente, todo mundo tem obrigação de cobrar", completa.

Para o empresário, o profissional infeliz é incapaz de fazer coisas muito boas, irreverentes e inovadoras. Também é preciso ter apetite pela vitória, por realizar, correr riscos e nunca se acomodar. "Quem aparece no jogo é quem está com a bola. Nas companhias, é quem se inclui nos grandes projetos. É comum ver– tanto nos gramados quanto nos escritórios – pessoas que se escondem da bola ansiando aparecer, crescer. Já dizia Gentil Cardoso, técnico de futebol nos anos 60: 'Quem desloca recebe; quem pede tem preferência'".

Sua trajetória de vida exigiu coragem. Coragem para arriscar e para recomeçar. Esse espírito é transmitido em sua palestra. "É preciso ter coragem para arriscar e ousar pensar de modo inovador. As pessoas têm medo da crítica e, por isso, não se arriscam. Ao manter o status quo, deixam de agregar inovação à busca por soluções", afirma.

Para mais informações sobre a palestra, acesse: http://motiveacaopalestras.com.br/palestrantes/7479/ 

SOBRE A NATULAB

A Natulab é líder em produção e venda de medicamentos fitoterápicos no Brasil, ocupa a 5ª posição no mercado OTC, e é a 12ª colocada do mercado farmacêutico no período de 12 meses, em unidades comercializadas, segundo o IMS Health. Fundada em 2000, em Santo Antônio de Jesus (BA), tem sede em São Paulo e unidade fabril na Bahia. Até 2019, tem como objetivo se tornar uma das dez principais empresas do País no mercado OTC em reais. Em seu portfólio, possui uma linha de produtos com 300 apresentações, entre eles Hidraplex (reidratante oral), Hidralyte (reidratante oral), StarforC (aspartato de arginina e ácido ascórbico), Varivax (Aesculus hippocastanum), e Xarope de Guaco (Mikania glomerata).

*Fonte: IMS Health | PMB – Jul'18

FONTE

 

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias