Lipohipertrofia é uma das principais causas pela ineficácia do tratamento do diabetes

Publicado em 07/11/2018
2.298 visualizações

Causa acontece pelo uso errado das agulhas de insulina

São Paulo, 05 de novembro de 2018 – As pessoas com diabetes possuem uma rotina diária de controle de glicemia, aplicações de insulina, atividade física regular e alimentação equilibrada. Nesta lista deve constar também o cuidado com o rodízio dos locais de aplicação e uso único de agulhas e/ou seringas. O ato de usar repetidas vezes a mesma seringa pode causar a lipohipertrofia, uma deformação do tecido subcutâneo, identificada através do enrijecimento do músculo e formação de “caroços”.

O tema ainda é pouco abordado entre os diabéticos e profissionais da área de saúde. De acordo com a OMS, 422 milhões de adultos, em todo mundo, têm diabetes. Isso significa dizer que, um em cada onze adultos têm a doença. No Brasil, são 12,5 milhões de pessoas com a patologia e carca de dois milhões realizam o tratamento com aplicações diárias de insulina.

No entanto, é possível alterar esse quadro quando o tratamento injetável é aplicado corretamente. “A lipohipertrofia pode ocorrer basicamente por dois erros no tratamento do diabetes: realizar aplicações de insulina sem fazer o rodízio dos locais ou reutilizar as agulhas, hábito comum entre os pacientes. Estes são os principais erros que podem interferir no bom controle glicêmico e causar deformidades no local de aplicação”, explica Carolina Mauro, consultora educacional de Diabetes Care da BD – empresa de tecnologia médica – que oferece soluções em agulhas e seringas para o tratamento do Diabetes.

Riscos da lipohipertrofia e reutilização

Um dos maiores riscos da lipohipertrofia é a interferência na eficácia do tratamento,  pois o organismo passa a não absorver mais o hormônio corretamente e é preciso aumentar a dose para atingir o mesmo resultado.  A aplicação da insulina no local comprometido, torna o tratamento imprevisível e aumenta os custos do tratamento.

Para evitar a lipohipertrofia, as pessoas com diabetes devem realizar o rodízio dos pontos de aplicação, utilizando todas as regiões recomendadas (braços, coxas, abdômen e nádegas) levando em consideração as atividades de rotina e exercícios físicos. Além disso, a reutilização deve ser evitada, a agulha reutilizada causa mais dor durante a aplicação, pois sofre alterações na ponta e na lubrificação, causando riscos de quebra e bloqueio de fluxo devido a cristalização da insulina. Na seringa, a escala de graduação desaparece, o que amplia erros no registro da dose de insulina.

Imagens mostram tipo de dano que pode ocorrer com uma agulha reutilizada.

Tratamento com agulhas curtas

As agulhas mais curtas (de 4 mm para uso com caneta injetora e de 6 mm para seringas) são recomendadas para todos os perfis de pacientes, independentemente da idade e perfil físico. Elas são mais confortáveis e seguras, pois reduzem o risco de uma aplicação intramuscular, ou seja, evita que insulina seja depositada no músculo, sendo corretamente injetada no tecido subcutâneo.

Quando falamos de agulhas e seringas para o tratamento do diabetes, a recomendação é a utilização de agulhas curtas, que são ideais para oferecer conforto ao paciente, facilitar a adesão ao tratamento e proporcionar um tratamento efetivo.

BD é empresa líder e pioneira no tratamento do diabetes, possui uma linha completa de produtos com as mais avançadas tecnologias para aplicação de insulina, entre elas agulhas curtas, para seringas e dispositivos para de segurança.

Sobre a BD: A BD é uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo que está promovendo o avanço da saúde ao investir na descoberta médica, no diagnóstico e na prestação de cuidados. A empresa apoia os profissionais que estão na linha de frente dos cuidados da saúde por meio do desenvolvimento de tecnologia, serviços e soluções inovadoras que ajudam a avançar na terapia clínica para pacientes e no processo clínico para os prestadores de cuidados de saúde.

A BD e os seus 65 mil funcionários têm paixão e compromisso em ajudar a melhorar os resultados dos pacientes e a segurança e a eficiência do processo de atendimento clínico, além de permitir aos cientistas de laboratório diagnosticar melhor a doença e promover as capacidades dos pesquisadores de desenvolver a próxima geração de diagnósticos e terapêuticos.

A BD tem presença em praticamente todos os países e parceiros com organizações de todo o mundo para abordar alguns dos problemas de saúde globais mais desafiadores. Ao trabalhar em estreita colaboração com os clientes, a BD ajuda a melhorar os resultados, reduzir os custos, aumentar a eficiência, melhorar a segurança e ampliar o acesso aos cuidados de saúde. Em 2017, a BD recebeu a C. R. Bard e seus produtos na família BD.

Para mais informações, acesse www.bd.com.br

FONTE

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias