Onde tem saúde e qualidade de vida, tem um farmacêutico. Quer ver?

Publicado em 19/01/2019
622 visualizações

Já fez exame de sangue? O responsável técnico do laboratório certamente era um farmacêutico! Já precisou de internação hospitalar? Quem dispensou o medicamento prescrito, acompanhou o uso e preveniu interações medicamentosas foi um farmacêutico. Seu bebê já precisou de leite especial? Um farmacêutico é responsável técnico pela indústria que o produziu. Lembra o investigador que faz análise toxicológica para elucidar um crime? Ele provavelmente era um farmacêutico.

No dia 20 de janeiro, data em que é comemorado o dia deste profissional da saúde que atua em 10 grandes áreas diferentes e 135 especialidades, o CRF/MG convida a população a olhar à sua volta e observar que a atuação deste profissional vai muito além da orientação e educação em saúde, prestadas nas farmácias. Em quase tudo... cosméticos, alimentos e bebidas, produtos de higiene e de limpeza, há o envolvimento do conhecimento técnico e do trabalho do farmacêutico.

Profissão em números

Atualmente, são quase 220 mil farmacêuticos inscritos nos conselhos de Farmácia, sendo que aproximadamente 75% deles atuam nas farmácias de qualquer natureza (aquelas que prestam atendimento diretamente ao paciente, à comunidade). Conforme o Censo da Educação Superior, em 2016 havia 115 mil estudantes matriculados em 510 cursos de Farmácia. O Brasil detém ¼ de todos os cursos de graduação em Farmácia do mundo. São colocados 18 mil novos farmacêuticos no mercado por ano.

“Em 2018, a profissão farmacêutica figurou como a terceira com o maior número de contratações formais no mercado de trabalho”, comenta o presidente do CFF,Walter Jorge João. “A Farmácia é uma profissão diversa e essencial, e o CFF tem, de fato, evidenciado isso à sociedade, envolvendo-se e coordenando as principais lutas para que o farmacêutico se destaque cada vez mais e possa cumprir o seu papel no zelo pela saúde pública”, ressalta o presidente.

FONTE

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias