Indústria farmacêutica prevê que preços de medicamentos subam até 4,76%

Categoria: Preços
Publicado em 13/03/2017
2.308 visualizações

Reajustes devem ser autorizados pelo governo no próximo mês

 

O governo ainda não autorizou os reajustes dos preços de medicamentos, mas a Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) calcula que a alta em 2017 deverá ser de até 4,76%.
 
O anúncio do reajuste dos preços de medicamentos deverá ser feito em abril
 
A associação, que representa laboratórios responsáveis pela venda de 82% dos medicamentos de referência do mercado e também por 33% dos genérico, tem como base a inflação de fevereiro, divulgada nesta sexta-feira (10), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 
Além do reajuste mais alto, há outras duas faixas previstas: 3,06% e 1,36%.
 
Em nota, o presidente-executivo da Interfarma, Antônio Britto, diz que, na prática, o reajuste não é integralmente aplicado.
 
— A concorrência de mercado resulta em descontos expressivos nas vendas em farmácias. E existem descontos obrigatórios para o governo, além de abatimentos negociados.
 
Na hora do cálculo, o governo irá considerar a inflação acumulada desde o último reajuste (que foi de até 12,5%), além de outros fatores, como ganhos de produtividade e custo dos insumos.
 
A Interfarma atribui a alta do ano passado aos elevados gastos com variações de câmbio e energia elétrica. Esses dois componentes deram uma arrefecida de meados de 2016 para cá.
 
Entre 2005 e 2016, o governo já autorizou as farmacêuticas a aumentarem os preços em até 77%. 
 
 
Fonte: R7
 
 
Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias