CRIADOR DE 'BOB ESPONJA' É DIAGNOSTICADO COM DOENÇA NEURODEGENERATIVA RARA

Categoria: Saúde
Publicado em 16/03/2017
3.056 visualizações

Stephen Hillenburg, de 55 anos, revelou à revista 'Variety' que sofre de esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig

 

Stephen Hillenburg, de 55 anos, criador da série Bob Esponja, revelou à revista Variety que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig. Rara, a doença afeta cerca de cinco a cada 100 mil pessoas no mundo.

“Eu quis que as pessoas ouvissem diretamente de mim que eu fui diagnosticado com ELA [esclerose lateral amiotrófica]", dizia o comunicado enviado à Variety. "Qualquer pessoa que me conhece, sabe que continuarei trabalhando em Bob Esponja e com minhas outras paixões pelo tempo em que eu puder. Minha família e eu estamos muito gratos por todo o imenso amor e apoio. Queremos pedir, sinceramente, que respeitem nossa privacidade nesse período delicado", completou Hillenburg.

 

Ex-professor de Biologia, Hillenburg deu início a Bob Esponja como um um desenho exibido durante as manhãs em 1999, até assumir o horário nobre da emissora. Logo, se tornou um fenômeno mundial no canal Nickelodeon.

Atualmente, está em sua décima temporada, com mais de 200 episódios e já acumula nove indicações ao Emmy e uma ao BAFTA. O sucesso foi tanto que, em 2004, ganhou um filme, Bob Esponja: O Filme, que também contou com Hilleburg na direção e roteiro.

A DOENÇA
Na esclerose lateral amiotrófica - que tem 10% dos casos confirmados como herança genética e o restante com causas ainda desconhecidas - os neurônios se desgastam ou morrem e já não conseguem mais mandar mensagens aos músculos.

Com isso, o paciente tem enfraquecimento dos músculos, contrações involuntárias e incapacidade de mover braços, pernas e o corpo em si.

A doença piora lentamente e, em seu estágio mais avançado, os músculos do peito param de trabalhar, fazendo com que o paciente tenha grande dificuldade em respirar. Infelizmente, ainda não há cura.

A ELA também é conhecida como doença de Lou Gehrig por conta do famoso ex-jogador norte-americano de beisebol, acometido pela esclerose, e que morreu em 1941, cinco anos após o diagnóstico.

Stephen Hillenburg, criador de 'Bob Esponja' (Foto: Junko Kimura/Getty Images)
 
Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias