Doria lança aplicativo para agendamento de consultas e exames em postos de saúde

Categoria: Saúde
Publicado em 27/03/2018
3.308 visualizações
Telas do aplicativo 'Agenda Fácil', que permite agendamento de consultas médicas na cidade de São Paulo (Foto: Prefeitura de São Paulo/Reprodução)

Telas do aplicativo 'Agenda Fácil', que permite agendamento de consultas médicas na cidade de São Paulo (Foto: Prefeitura de São Paulo/Reprodução)

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), lançou nesta segunda-feira (26) um aplicativo de agendamento de consultas nas 459 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Além de agendar, o aplicativo “Agenda Fácil” também permite confirmar e cancelar consultas e exames pelo telefone celular.

O aplicativo estava em teste desde outubro de 2017 e tem mais de 7 mil usuários cadastrados, segundo a Prefeitura. Os outros canais de agendamento não serão substituídos e continuam funcionando.

"Quem sabe consigamos diminuir o absenteísmo com essa taxa de 34% caindo para 20%. Mas, se assim não for, não há prejuízo para a fila. É um passo muito grande que dá a saúde pública com esse sistema. Amanhã pode ser levado para o governo estadual, outras capitais brasileiras. Ele funciona. Foi muito testado", disse Doria.

 
Doria e os secretários da Saúde, Wilson Polara, e de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenber, e Joel Formiga (assessor da presidência da Prodam)  (Foto: Reprodução/TV Globo)Doria e os secretários da Saúde, Wilson Polara, e de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenber, e Joel Formiga (assessor da presidência da Prodam)  (Foto: Reprodução/TV Globo)

Doria e os secretários da Saúde, Wilson Polara, e de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenber, e Joel Formiga (assessor da presidência da Prodam) (Foto: Reprodução/TV Globo)

O aplicativo está disponível para download gratuito no Google Play e na Apple Store. Para utilizar o app pela 1ª vez, é preciso retirar um código de acesso na UBS de referência do paciente. É possível pesquisar a unidade que corresponde a seu endereço no Busca Saúde.

O secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, disse que o app irá dar mais conforto aos usuários da rede pública. "Ainda há muito para ser feito, mas o caminho é isso, desburocratização e melhora da qualidade de vida do paciente", afirmou.

Já o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, acredita que o modelo será adotado em outras cidades."Que as pessoas possam se empoderar da sua própria agenda. Isso vai ser uma revolução na saúde. Acho que vamos ter que orientar e ensinar as pessoas que vão querer isso fora de São Paulo", disse.

O objetivo do aplicativo é diminuir as filas para marcação de consultas e minimizar as ausências, possibilitando que outros pacientes ocupem o horário vago. O paciente receberá alertas do app lembrando do agendamento cinco, três e um dia antes da consulta ou exame.

O Agenda Fácil tem um espaço para o perfil do usuário. Nele, o paciente consegue inserir ou atualizar seus dados de telefone e e-mail. O aplicativo também possui o cartão SUS virtual que fica no celular do usuário.

 

Fechamento de AMAs

 

O secretário da Saúde, Wilson Pollara, também falou sobre o fechamento das Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) . Segundo ele, as mudanças que ocorrerão não implicarão em menos médicos e atendimento prejudicado.

"A AMA é o oposto disso [que estamos propondo]. Os médicos estão ali à disposição, muitos são de fora, um médico que não te conhece. Acontecem as chamadas consultas de demanda espontânea. Nenhuma unidade será fechada. O que faremos: o mesmo médico da família vai atender a consulta agendada e a por demanda. Estamos apenas unindo os sistemas. Nosso orçamento vai aumentar. Vamos contratar mais equipes de medicina da família", disse.

No início de março, a Prefeitura de São Paulo anunciou que irá reorganizar o sistema de saúde pública. Entre as mudanças está o fechamento das 108 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), que serão absorvidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/doria-lanca-aplicativo-de-agendamento-de-consultas-e-exames-para-postos-de-saude.ghtml 

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias