Aplicativo mostra remédios disponíveis em farmácias da prefeitura

Seção: MEDICAMENTOS
Categoria: Tecnologia
Publicado em 12/07/2018
3.147 visualizações

Um aplicativo de celular lançado no início desse mês indica quais remédios estão disponíveis e a quantidade de cada medicamento nas farmácias da rede pública de saúde de Ribeirão Preto.  

Também por meio do aplicativo o paciente poderá acompanhar os agendamentos de consultas e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.  

"Para a gente que mora longe, facilita bastante. Não precisa perder a viagem", disse a auxiliar de limpeza Francis Joice Rodolpho, de 30 anos.  Ela reside no Heitor Rigon e buscava atendimento na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) do Quintino 2, na manhã desta quarta-feira (11).

Já a faxineira Irene Aparecida Vicente, 48, afirmou que já precisou de um medicamento e chegou a perder a viagem ao não encontrá-lo na farmácia da UBDS do Quintino 2.  

"Às vezes, o Diazepam está em falta. Mas com o aplicativo será ótimo porque não vou mais perder tempo de até a farmácia  quando não tiver", disse.  

A cabeleireira Neubi Helena de Oliveira, 58, aprovou a ideia do aplicativo da Saúde.  

"É maravilhoso porque a gente perde muito tempo atrás do remédio. Faz três meses que minha mãe faleceu e todo remédio que ela precisava não tinha. O do coração custava quase R$ 330. Aí, a gente rodava nos postos para ver se achava. Tomara que o aplicativo funcione", declarou.  

Como fazer  

O paciente precisa atualizar seu cadastro no site e no aplicativo. Somente após esse procedimento é que começará a receber as notificações.  

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O APLICATIVO  

É necessário ter em mãos os números do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e do Hygia (prontuário eletrônico). O usuário digita seu e-mail para receber uma senha.  

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOVA SENHA  

 

 

A cabeleireira Neubi de Oliveira: ideia do aplicativo é boa (Foto: Ricardo Canaveze / ACidade ON) 

 

Consultas  

O paciente também poderá pesquisar data, horário e local de suas consultas, além da agenda de vacinação e verificar a disponibilidade do resultado de exames.  

O secretário da Saúde de Ribeirão, Sandro Scarpelini, afirmou que as faltas em consultas ultrapassam 30% na rede pública municipal. A Saúde, contudo, não informou quantas consultas esse dado representa.  

"Esta ferramenta [o aplicativo] colabora para redução de faltas às consultas, filas nas unidades, sem contar a comodidade e tranquilidade de acessar as informações importantes com muito mais agilidade", disse o secretário, por meio de nota publicada pela Saúde.  

O aplicativo Saúde Digital foi desenvolvido pela Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto). O custo não foi informado. 

 

Fonte

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias