Pesquisadores desenvolvem teste que pode detectar câncer em 10 minutos

Categoria: Tratamentos
Publicado em 07/12/2018
2.535 visualizações

O teste desenvolvido por pesquisadores na Austrália pode detectar a presença de células de câncer em qualquer parte do corpo humano.

 

 

&nbspPesquisadores desenvolvem teste que pode detectar câncer em 10 minutos
 
Cientistas em todo o mundo vêm trabalhando em maneiras para identificar o câncer precocemente (imagem ilustrativa/ banco de imagens PM)

Pesquisadores na Austrália desenvolveram um teste de 10 minutos que pode detectar a presença de células de câncer em qualquer parte do corpo humano, de acordo com um estudo recém-publicado.



O teste foi desenvolvido após pesquisadores da Universidade de Queensland terem descoberto que a célula do câncer forma uma estrutura exclusiva de DNA quando colocada na água.

O teste funciona ao identificar a presença de tal estrutura, uma descoberta que pode ajudar a detectar o câncer em humanos muito mais cedo que os métodos atuais, de acordo com um documento publicado no jornal Nature Communications.

“Descobrir que moléculas de DNA cancerígenas formaram nanoestruturas 3D inteiramente diferentes do DNA normal que circula foi um avanço que permitiu uma abordagem completamente nova para detectar câncer de forma não invasiva em qualquer tipo de tecido incluindo sangue”, disse o professor Matt Trau em uma declaração.

“Isso leva à criação de dispositivos acessíveis e portáteis que poderiam ser eventualmente usados como ferramenta de diagnóstico, possivelmente com um telefone móvel”, frisou.

Cientistas em todo o mundo vêm trabalhando em maneiras para identificar o câncer precocemente, visto que a detecção antecipada pode aumentar a porcentagem de sucesso de tratamento terapêutico e cirurgia.

Como o teste funciona

O teste de 10 minutos desenvolvido na Austrália ainda precisa ser testado em humanos e amplos experimentos clínicos são necessários antes que ele possa ser usado em potenciais pacientes.

Até agora os sinais são positivos.

Testes em mais de 200 amostras de tecido e sangue detectaram células de câncer com 90% de precisão, disseram os pesquisadores.

Até agora ele só foi usado para detectar câncer de mama, próstata, intestino e linfoma, mas os pesquisadores estão confiantes que os resultados podem ser replicados com outros tipos da doença.

“Os pesquisadores vêm há muito tempo buscando por um ponto comum entre os cânceres para desenvolver uma ferramenta de diagnóstico que poderia ser aplicada em todos os tipos”, escreveu Trau e seus parceiros de pesquisa Abus Sina e Laura Carrascosa em um artigo para o site acadêmico The Conversation.

O câncer altera o DNA de células saudáveis, principalmente na distribuição de moléculas conhecidas como grupos metil, e o teste detecta esse padrão alterado quando colocado em uma solução como a água.

“Usando um microscópio de alta resolução vimos que fragmentos de DNA cancerígenos se dobraram em três estruturas tridimensionais na água. Essas eram diferentes daquelas que vimos com o tecido normal de DNA na água”, explica o artigo.

O teste usa partículas de ouro, que se ligam ao DNA afetado por câncer e “pode afetar o comportamento molecular de uma maneira que causa mudança de cores visíveis”, frisou.

O próximo passo para a equipe é realizar estudos clínicos sobre como o câncer pode ser detectado precocemente e se o teste pode ser usado para medir a eficácia do tratamento.

Eles também estão examinando a possibilidade de usar diferentes fluidos corporais para detectar distintos tipos de câncer do estágio inicial ao final da doença.

 

FONTE

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias