O feedback e feedforward, são conhecidas ferramentas de comunicação, frequentemente usadas na boa gestão para o desenvolvimento de equipes. Contudo, é preciso compreender a diferença, para aplicá-las no momento e da forma apropriada, visando desenvolver os colaboradores para que interajam melhor, atinjam os resultados esperados e até os supere.  

FEEDBACK: Trata-se de um mecanismo de retroalimentação das interações pessoais e profissionais. Usado para avaliar, expor, orientar, informar e corrigir atitude ou comportamento disfuncional de pessoas, colaboradores e times. Serve para expor e alinhar um comportamento ocorrido no passado e que interfere na interação pessoal com a equipe ou infere negativamente no resultado esperado pela empresa. 

Exemplo: “Rogério, foi observado que na reunião de ontem, você estava desatento e deu pouca atenção à apresentação de seu Gerente. Essa atitude pode te prejudicar, por perder detalhes importantes para suas entregas, para o atingimento dos nossos resultados e também, por se mostrar desinteressado aos olhos de seu chefe e do time”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Características do FEEDBACK:

·      Enfatiza o passado e sua correção;

·      Faz critica aos trabalhos anteriores;

·      Faz o descritivo sobre o que aconteceu;

·      Focaliza no que deu ou não deu certo;

·      Evidencia o erro;

·      Pode consumir muito tempo;

·      Faz com que alguns se sintam julgados;

·      Alguns que recebem feedback podem levar os comentários para o pessoal e ficarem na defensiva. 

FEEDFORWARD: Tem por objetivo inferir proativamente em uma atitude ou comportamento futuro, daquele que recebe a mensagem. Tem o tom de sugestão para reflexão pontual e assim, gerar aprendizado através do fato no momento atual, para evitar um futuro comportamento disfuncional. 

Exemplo: “Rogério, estive pensando que nas próximas reuniões, você pode aprender e absorver, mais detalhes sobre os nossos resultados e também, demonstrar uma percepção de real interesse ao time, quando estiver totalmente focado na apresentação do seu Gerente. Pense se desligar o seu celular durante a reunião, vai lhe ajudar?”. O que pensa sobre isso?

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.