Provavelmente, você já vivenciou uma situação como essa:

 

A sua empresa vai fazer um evento ou reunião, e há a necessidade da sua equipe montar uma mega apresentação, rica em detalhes e números.

 

E você é um dos responsáveis pela entrega.

 

Dá até um frio na barriga em pensar nisso, não é mesmo?

Afinal, por mais que seu slideshow tenha seus 30 minutos de duração, você ficará produzindo aquele material, e revirando ele, ao menos umas 8 horas.

"Teria alguma maneira de cortar esse estresse pré-apresentação?"

É disso que viemos falar hoje.

Levando em consideração que você não fala tão bem um público, vamos ajudá-lo a fazer uma apresentação de impacto, com diversos elementos customizáveis. 

Isso claro, sem ter que levar 2 dias de trabalho para finalizar seu vídeo ou PPT.

Elementos indispensáveis no slideshow

 

Primeiro, vamos falar de alguns elementos que compõem uma apresentação de qualidade, que recebe elogios ao final. 

 

Independente da maneira que for apresentar ou se vai subir em um palanque, é sempre bom ter em mente alguns detalhes e técnicas para reter a atenção das pessoas.

 

As dicas são:

 

Não exagerar nos textos

 

Slideshows longos e com muitos textos ao longo dos quadros, podem ser associados a apresentações cansativas

 

Crie seus bullet points para que você se lembre do tema, e faça um overview do assunto tratado com os ouvintes.

 

Mantendo um quadro de apresentação mais clean, as pessoas notaram melhor as informações principais do seu trabalho.

 

Infográficos

 

Pesquisas, infográficos e informações diretas são bem vindas.

 

Quando você traz dados concretos a sua pesquisa, não tem como as pessoas negarem a informação e sua relevância. Por isso trazer a fonte é extremamente importante, para caso alguém pergunte sobre a procedência daqueles dados.

 

Trazer gráficos em geral pode ser algo um pouco trabalhoso e que demande tempo, mas que traz mais credibilidade para a apresentação de slideshow.

 

Lembre-se que é possível criá-los com informações internas da sua empresa.

 

Saiba quem é a platéia

 

Nem sempre será possível saber em detalhes quem vai assistir sua apresentação. Mas em alguns casos, serão poucas pessoas e é possível juntar informações sobre elas alguns dias antes da apresentação final.

 

Além de trazer facilidade na hora de montar os textos e as mensagens dos slides, você terá alguns insights que não seriam obtidos sem essa informação prévia.

 

Se preparar previamente para objeções e dúvidas

 

Conhecendo sua platéia, e tendo fontes confiáveis para provar seus pontos, você estará mais preparado para eventuais interrupções em sua apresentação.

 

Mas o segredo está em ter possíveis slides e vídeos que respondam às dúvidas do público.

 

Se você costuma receber sempre os mesmos tipos de perguntas e objeções, é uma estratégia válida montar possíveis respostas para elas.

 

Você vai impressionar a platéia, se já tiver respostas prontas no seu slideshow para uma objeção de um dos ouvintes – seja ele um aluno de uma palestra ou um executivo.

 

Dica: Reserve uns 3 slides para as dúvidas e debates mais frequentes.

Buscando alternativas ao Powerpoint

 

Para alguns pode ser contraprodutivo ou até mesmo uma imersão no mundo selvagem essa afirmação.

Mas sair do esquema tradicional dos slideshows, pode gerar grandes surpresas, principalmente para quem vai te assistir.

95% das vezes, em uma apresentação corporativa – graças ao medo de inovar – uma apresentação será feita no Google slides e similares.

Hoje vamos te incentivar a ser parte desses 5% que buscam conhecimento em outras fontes, e que gostam de surpreender seus espectadores. 

E acredite: pode ser mais fácil e rápido usar essa alternativa que vamos recomendar hoje.

Apresentações com aspecto de produções profissionais

Dependendo da forma que você criar sua apresentação, os espectadores vão pensar que você contratou um expert para construí-la.

Existe uma plataforma online, onde você pode criar apresentações surpreendentes, fugindo um pouco do tradicional slideshow.

Estamos falando da InVideo.

Nessa plataforma é possível criar sua apresentação online, sem a necessidade de instalar qualquer programa.

Você consegue usar os templates e "mini filmes" já disponíveis  no próprio site, e montar sua apresentação de acordo com seu tema/ideia central. Você consegue misturar vídeos, sons e imagens livres, dentro de uma única tela.

Usando um sistema de arrastar e soltar, você consegue montar vídeos e apresentações em poucos minutos. Você adiciona títulos e subtítulos, além de elementos visuais como imagens, logos e fundos.

A plataforma conta com mais de 3000 templates prontos para usar de acordo com sua necessidade. Você pode transformar sua apresentação corporativa em um vídeo e publicá-lo em outras mídias depois, reaproveitando o material que você gerou.

O InVideo mostra que há muito mais espaço para a criatividade do que os slides tradicionais. A plataforma é perfeita para dar um toque de elegância ao seu trabalho.

Para saber mais sobre a plataforma, acesse aqui.

Botando a mão na massa – sem acabar com seu tempo.

Algumas ferramentas que possuem templates e elementos prontos, adiantam muito seu trabalho e aumentam a produtividade da equipe.

Em alguns casos, os "mini filmes" já disponíveis podem suprir suas necessidades para a apresentação em sua empresa, havendo a necessidade apenas de mudar textos.

São ferramentas que já possuem em default fotos e vinhetas, não havendo necessidade de você produzir o material bruto (no caso, as filmagens).

E se preferir, ela permite fazer os tradicionais slideshows, com visuais mais modernos.

Portanto, caso não seja o seu forte falar em público ou em decorar textos, a alternativa é investir em vídeos e apresentações mais robustas, com maiores possibilidades de design e de adaptação.

 

Explore sim o mundo das apresentações alternativas; não tanto pelo quesito da criatividade, e sim pelo fato que você vai descobrir maneiras de economizar tempo e de automatizar suas apresentações.