Atuando como Coach Pessoal e Executivo, deparo-me com dificuldades atitudinais e desafios para meus coachees (clientes), dentre eles, destacam-se: a gestão do tempo, definição do foco (pessoal/ profissional), seguido pela procrastinação.

Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crónica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos. Fonte: Wikipédia.

Ouço narrativas que tentam justificar: atrasos sucessivos a compromissos, não cumprimento de tarefas, projetos e prazos em geral, dificuldade para iniciar ou desistência da dieta; da academia, de parar de fumar, entre outras. Tal fato está associado à falta de foco, disciplina e autossabotagem, que impedem que a pessoa entre em ação e obtenha os resultados esperados.

O primeiro passo é conscientizar e responsabilizar-se por suas atitudes e rever suas escolhas, pois elas determinarão sua vida, queira ou não.

O sofrimento e desgastes promovidos pela procrastinação advêm da resistência à realidade, aquela que se impõe e que muitas vezes, não nos é funcional naquele momento e nem nos cabe julgar emocionalmente, se queremos, se gostamos, se é “certo”, se é “justo” ou não tal situação, apenas, muitas vezes, temos que simplesmente executá-la.

Não perca tempo e nem sofra com situações que você não pode mudar. Essa pode ser uma forma de lidar melhor com a resistência à realidade e evitar a procrastinação.

No processo de Coaching, trabalham-se essas, dentre outras questões com uma gama de técnicas embasadas cientificamente, que promovem à necessária e pontual mudança, qual traz novos e positivos resultados para o coachee, que o favorece viver realizado.

A tecnologia móvel contribuindo para o aumento de sua produtividade.

Muito tem se falado sobre o Método Pomodoro, que tem ajudado pessoas a disciplinar-se e combater a procrastinação. Consiste em elaborar uma lista de pendências a serem resolvidas no dia preferencialmente. Elabore uma lista, divida seu tempo em blocos de 25 minutos de pura execução focada, chamados de Pomodoros. A cada Pomodoro, você fará uma pausa de 5 minutos, e a cada 4 Pomodoros, você fará uma pausa mais longa (15 ou 20 minutos). O propósito é que você foque em uma tarefa por vez e conte seu tempo em blocos, sem distrações (telefone, Facebook, conversas paralelas com colegas, Twitter, sites, etc), ou seja, é disfuncional para você, e portanto, proibido fazer qualquer outra coisa durante um Pomodoro que não seja a tarefa em si.

Navegando pela App Store da Apple, deparei-me com inúmeros App´s Pomodoro para IOS (Iphone/ Ipad), também há versões para usuários do sistema Android.

Destaco: Pomodoro Express (grátis) – utilizo e recomendo, PomodoroApp (grátis), Pomodoro Me (grátis), Pomodoro – The Best Pomodoro technique App (US$0,99).

Utilizando o método Pomodoro, auxiliado pelo App, você pode descobrir que é um ser obstinado e que só lhe falta mais persistência e disciplina. Com o uso sucessivo do método, você conseguirá terminar a tarefa atribuída em menos de um Pomodoro, podendo aproveitar o tempo restante para fazer outras coisas do trabalho, mais simples e leves.

Você constatará que, 25 minutos trabalhando focado é um bom tempo a ser aproveitado com inteligência e disciplina, que vai desafogar suas tarefas cotidianas e aliviá-lo do stress e culpa.

Acredite você pode tornar-se eficiente em seu cotidiano, basta dar o primeiro passo: decidir mudar, iniciar e praticar persistentemente que os resultados virão!

Marcio Caldellas – Psicólogo clínico, Personal, Career & Executive Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e BCI – Behavioral Coaching Institute – USA. Sólida carreira desenvolvida em Executive Search como Headhunter atuando com posições executivas. www.mccoaching.net