Você sabe como avaliar eficientemente seus funcionários?

É muito comum se ouvir de alguns empresários, que os funcionários não ajudam, que não se envolvem ou que não aceitam mudanças.

Mas por outro lado: “ah, ele já está aqui por muito tempo. É uma pessoa bacana. É uma pessoa em que eu confio.”

Mas, eu acredito que de alguma forma, quando você quer fazer alguma mudança, seja dar oportunidades para estes funcionários em outras funções, ou mesmo trocar ou colocar novas pessoas em pontos chaves da sua empresa, é preciso ter uma avaliação muito precisa de quanto a pessoa colabora.

E mais do que isso, aderência ao cargo. E aderência não é só habilidades técnicas, por que é por elas que a gente contrata, mas é o comportamento que nos faz demitir um funcionário. Mas sim, as habilidades sociais, e sim, se essa pessoa é adequada ao tipo de empresa que você tem.

Se é uma pequena empresa, uma média empresa ou uma empresa familiar. Cada qual tem uma característica muito distinta e a aderência significa o porcentual que este funcionário tem de habilidades técnicas, sociais e também a sua disponibilidade sobre a cultura da empresa.

O quanto ele está aderindo ou se adaptando ao ambiente que você tem.

De uma forma muito prática, você também pode avaliar o seu funcionário, sob o ponto de vista de atitude. Para isso, eu estou disponibilizando na descrição deste vídeo com um quadro para que você possa fazer um exercício sobre aquelas pessoas em que você vem pensando ultimamente.

É um quadrante que você vai utilizar sobre aqueles funcionários que reclamam, mas não fazem; os funcionários que reclamam, mas fazem; os que não reclamam e não fazem e os que não reclamam e fazem o que deve ser feito e bem feito.

A hora em que você conseguir dispor as pessoas nestes quadrantes, você vai saber exatamente o que fazer com cada uma.

E aí vai uma dica: aquele que reclama e não faz nada, se você está pensando em fazer alguma readequação, comece por aí.

Disponibilizei um link no site da Imprenditore Gestão Empresarial, com um material muito bacana, do Jack Walsh, a respeito de gestão de pessoas, de tipos de funcionários, que eu acredito vai ser muito útil para a sua análise na hora de fazer gestão de pessoas.

Veja este e outros assuntos no nosso Canal Gestão PME

Grande abraço,
Eunice Vitiello