Talvez você não tenha percebido, mas já fez alguma apresentação comercial na sua vida. Seja ela para vender um produto, apresentar uma empresa ou serviço ou mesmo para conseguir uma vaga de emprego em que, neste caso, destacou as suas qualidades para que um recrutador comprasse a ideia de te contratar.

Pois é, mesmo que você não seja um vendedor, fazer uma apresentação comercial envolve entender as necessidades do consumidor ou mesmo criá-las para que ele compreenda como sua solução pode ser eficiente para resolver tal problema.

Este tipo de apresentação também é útil para vender uma ideia aos funcionários, conseguir participantes para uma ação específica ou ainda com o objetivo de atrair um investidor para sua empresa.

Dada a importância de entender como fazer uma apresentação comercial, apresentaremos aqui algumas ideias para que você consiga fazê-la da melhor forma possível e alcance sucesso no seu objetivo principal.

A apresentação comercial precisa ter qualidade

Definir seu estilo de apresentação, montar slides envolventes, transmitir um ponto de forma claramente, lidar com perguntas inesperadas... realmente, há muito o que se considerar neste tipo de interação.

Sempre há espaço para melhorar: mesmo os palestrantes mais experientes podem melhorar sua narrativa, transmitir sua mensagem com mais clareza e aperfeiçoar suas apresentações. É necessário tomar isso como exemplo.

A qualidade de sua apresentação de vendas geralmente determinará se um cliente potencial compra de você ou de um de seus concorrentes . No entanto, a maioria das pessoas erram ao não mostrar um toque especial e raramente são atraentes o suficiente para motivar o outro a tomar uma decisão positiva sobre o negócio.

As dicas a seguir ajudarão quem precisa criar uma apresentação ao criar uma metodologia de vendas própria que despertará o desejo nos compradores.

Crie uma história e estabeleça uma conexão

Um apresentador que consegue criar uma história convincente, será então capaz de envolver a audiência, por isso, quando possível, comece suas apresentações com um caso real.

A chave, depois de compartilhá-la, é vincular seu ponto principal ao foco de sua apresentação, conduzindo o público pela sua linha de pensamento.

Claro que aqui não se trata de uma obra de ficção. Mas é possível usar histórias para se conectar com seu público - seja ele qual for. Este é o poder do chamado storytelling.

Depois disso, conecte o comprador ao produto ou serviço, dizendo ao cliente o que ele obterá ao usá-lo. Mostre os benefícios, o uso na prática, o que ele sentir ou experimentar quando o adquirir.

Sendo assim, ao apresentar, ajude a audiência a presenciar uma história de sucesso. Envolva emocionalmente seu público e tenha mais chances de convencê-lo a comprar seus produtos.

Seja direto

Contar uma história envolvente não significa ser demorado e exagerado. Saiba quais são os pontos-chave da sua apresentação comercial e aprenda como discorrer sobre eles rapidamente.

Não sobrecarregue o público com muitos pontos. Tente e mantenha sua apresentação entre três e cinco pontos principais. Seja o mais simples e direto possível e, ao mesmo tempo, leve o consumidor com você em uma jornada de descoberta.

Por exemplo, siga esse roteiro abaixo:

Diga aos clientes como seu produto atende às necessidades deles;
Responda quaisquer objeções ou reservas que eles possam ter sobre o produto;
Use o feedback deles para refinar seu produto para futuras apresentações.

Conheça bem o que apresenta

Saiba que há uma grande chance de você precisar responder a perguntas no final da apresentação de sua empresa, produtos ou serviços.

Isso significa que é preciso saber tudo sobre o que é exposto em sua apresentação comercial, não coloque nada nela sem um prévio conhecimento. Em todo caso, para questões mais complexas, tenha um caminho claro para buscar respostas que não estejam previstas ou oriente o público a deixar um contato para um retorno mais pessoal.

Essa oportunidade, inclusive, pode funcionar para fazer um follow up de vendas personalizado e conseguir, finalmente, fechar o negócio.

Pense na sua postura e forma de falar

Este é um dos componentes mais críticos de qualquer apresentação. É preciso ponderar sobre:

  • Entusiasmo e motivação na voz;
  • Linguagem corporal;
  • Nível de humor;
  • Nível de formalidade.

Não é necessário exagerar. Fale com naturalidade, com pequenos ajustes em seu estilo de conversação normal, já que você quer parecer acessível e competente. Procure ser também amigável e profissional.

Evite palavrões, gírias e vulgaridades e, ao mesmo tempo, evite palavras rebuscadas e incomuns, aqueles termos técnicos que não são de conhecimento geral, a menos que se encaixe no estilo que se está procurando.

Use sua voz de forma eficaz e varie sua modulação. Um erro comum cometido quando as pessoas falam sobre algo com o qual estão muito familiarizadas é usar um tom monótono, isso pode fazer com que a apresentação perca a atenção do público.

Personalize a apresentação

Suas apresentações comerciais não devem ser genéricas. Porém, saiba que este é um erro bastante comum. A discussão de seu produto ou serviço deve ser adaptada a cada cliente, colaborador ou investidor.

Por isso, personalize a apresentação, inclua pontos específicos que são exclusivos daquela audiência em particular. Para tanto, é preciso pesquisar o seu cliente com antecedência e se familiarizar com o negócio dele e com o setor em que ele opera.

Pesquise também sobre concorrentes e, se possível, adapte sua apresentação para demonstrar como seu produto pode ajudá-los a obter uma vantagem competitiva.

O tom da apresentação também deve ser definido de acordo com o momento e o sentimento que deseja despertar. Por exemplo, este momento pode ser mais sério e formal, mais divertido e explorar materiais coloridos, ser mais sereno ou sóbrio.

Tudo deve ser adequado à empresa, aos produtos apresentados e à audiência.

Vá além dos slides

Estamos todos acostumados a usar slides e recursos visuais em apresentações, mas esse não precisa ser o único método usado.

Exiba alguns pontos e use-os para introduzir imagens ou figuras atraentes, mas não empilhe todas as informações neles. Os slides devem servir como apoio da sua apresentação. O excesso de conteúdo deixa a plateia entediada.

Se possível, encontre outros recursos físicos como um flip chart, quadros ou até o próprio produto em mãos. Mostre-o ao cliente, deixe que ele tenha contato e observe-o de perto.

No fim das contas, uma apresentação comercial é sobre ideias. Descreva as suas e como elas podem ser transformadas em realidade, desta forma você terá mais chances de ter sucesso.

Aproveite nossas dicas de como fazer uma apresentação excelente comercial e torne suas próximas apresentações inesquecíveis – e rentáveis!