Existem vários artigos, textos e livros sobre motivação de equipes e pessoas. Vamos nos ater neste texto sobre a identificação de equipes desmotivadas.

Muitas empresas buscam encontrar no mercado, novos profissionais para agregar valor ao seu negócio e aumentar o seu desenvolvimento no mercado em que atuam. Será que só isso basta? Eu digo que não.

Acredito que as empresas antes de tomarem a decisão de contratarem novos profissionais ou substituírem outros, deveriam em primeiro lugar parar e analisar a imagem que possuem junto a seus colaboradores e ao mercado. Existem várias empresas que são classificadas através de pesquisas com tópicos específicos como, por exemplo: as 10 melhores de se trabalhar, as que pagam os melhores salários, as piores de se trabalhar, as que proporcionam um desenvolvimento na carreira, as que pagam menos e por aí vai. Hoje com a rapidez das comunicações e com os novos meios tecnológicos, informações a respeito não faltam.

Muito talvez se deva a falta de percepção de seus administradores e gestores. Essas pesquisas apontam diversos motivos que levam ao ranking de melhor ou pior empresa. Um desses fatores talvez seja a falta de motivação de seus colaboradores; como identificar e corrigir? Algumas dicas são simples, como estas abaixo relacionadas:

 -Constantes conflitos entre membros da equipe, às vezes sem nenhum motivo aparente;

-Queda no desempenho profissional, tanto individual quanto coletivo;

- Alto índice de rotatividade (turnover), de profissionais;

- Faltas constantes de seus funcionários, sem justificativa aparente;

-Falta de comunicação entre membros da mesma equipe, e com as outras;

-Clima organizacional pesado, na maioria das vezes nota-se que o silêncio é predominante;

-Falta de comunicação entre lideres e liderados;

-Inexistência ou baixo índice de propostas para o desenvolvimento de funcionários;

-Ausência de participação dos colaboradores em atividades promovidas pela empresa;

-Profissionais acomodados em suas funções e contra ideias de mudanças;

-Quando cresce os comentários a respeito de oportunidades em outras empresas;

-Aumento dos boatos através da “radio peão”; essas informações têm maior valor do que as informações passadas através de seus gestores;

-Falta de confiança dos funcionários nas ações adotadas pela empresa;

-Falta de criatividade nas atividades dos profissionais,

-Receio dos profissionais em apresentarem novas ideias e sugestões para a melhoria das tarefas, desenvolvimento da empresa e melhorias para melhorar o ambiente de trabalho;

-Falta de um plano de carreira e salários; etc.

Todos esses itens poderão ser identificados com uma simples observação no dia a dia da empresa, na realização das tarefas, nas atitudes de seus funcionários, no desempenho que a empresa vem apresentando, na imagem que a empresa tem perante seus funcionários e ao mercado.

Cabe aos líderes, gestores, gerentes e supervisores identificar e corrigir estes fatores tornando o clima ou ambiente, como quiserem chamar, mais leve, fazendo com que seus funcionários sintam prazer em participar do dia a dia da empresa, afinal a maioria passa no mínimo 8 horas diárias no ambiente organizacional.

Referencia base para o artigo: 15 indicadores de uma equipe desmotivada/Patrícia Bispo.

Artigo escrito em 2009 atualizado em 2016.