Muito se comenta acerca dos fatores que nos dificultam acessar com maior frequência, o estado de felicidade. Os dois possíveis e principais sabotadores são: crenças e escolhas.

Logo, conceituo crença: É um sentimento de certeza sobre algo que gera um pensamento de certeza para o bem (funcional) ou para o mal (disfuncional).

Temos dois tipos: As fortalecedoras que o impulsionam a gerar um estado positivo de automotivação, confiança e segurança em si que o leva a avançar em suas opiniões, decisões e ações. As destruidoras geram um estado negativo, mau humor, apatia, desânimo e desmotivação que geram comportamentos disfuncionais e sabotam sua atuação frente aos desafios de sua vida.

Nada na vida é real, tudo é fruto de seu próprio poder de interpretação ao seu bel prazer da realidade que se apresenta (situação vivenciada), de acordo com seus valores e crenças.

Crenças que comprometem sua felicidade:

Você está sempre certo -> Alguns têm maior dificuldade ou não suportam a possibilidade de errar ou estarem errados. Acreditam cegamente que sempre tem razão, ainda que se arrisquem a romper com relacionamentos pessoais/ profissionais ou causar estresse e dor, para si e outros.

Reflita - O que é certo? O que é errado? A quem servem esses conceitos dicotômicos? O que você deseja obter com essa atitude?

Necessidade de controle -> Qual sua verdadeira necessidade de querer controlar tudo o que acontece a você, em seu entorno, situações e pessoas? Você não vive sozinho no mundo e nem é onipotente ou onipresente. Portanto, viva e deixe viver! Permita que tudo e todos sejam exatamente o que são e da maneira como conseguem ser, assim, constatará que essa atitude libertária o fará se sentir melhor, mais leve e livre para controlar ou cuidar apenas de sua vida.

Reflita - O que te faz crer que você pode, deve e consegue controlar “tudo e a todos” à sua volta?

Culpar os outros -> O que te faz culpar outras pessoas pelo que você sente ou não sente, pelo que você tem, conquista ou não? Quem é você, onde está você e que vida é essa que você vive?

Reflita – Delegar o seu poder aos outros é uma escolha. Assuma o comando e o poder de suas ideias, decisões e ações. Responsabilize-se por sua vida e seja muito mais feliz!

Diálogos internos autodestrutivos -> Uma mentalidade negativa, poluída e derrotista, machuca pessoas, destrói sonhos e vidas de outros. Não creia nem aceite sem questionar, tudo o que a sua mente diz, principalmente, se é algo negativo ou pessimista.

Reflita – Você consegue ter pensamentos mais positivos e funcionais para sua vida? Qual o seu propósito de vida?

Crenças limitantes -> A foto abaixo ilustra de forma explicita.

São os principais sabotadores de uma existência plena e feliz, que se expressa em sua vida, te aprisionando e limitando-a. A partir do momento que detectar suas crenças limitantes, buscar ajuda se for o caso e, investir em você para resignifica-las, você cria a possibilidade de vir a ser quem quer ser e conquistar o que deseja.

Reflita – Liberte-se! Nada e nem ninguém é capaz de limita-lo, a não ser você mesmo.

 

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.