Os Fatores de Crescimento e seus peptídeos são citoquinas (proteínas), obtidos através da ciência biotecnológica pela estratégia de produção de proteínas recombinantes. Um sequenciamento de aminoácidos obtidos do DNA humano é isolado na bactéria E.coli, que através de um processo fermentativo sintetiza os fatores de crescimento.Na cosmetologia, para seu uso tópico no tecido alvo, os mesmo são nanoencapsulados tornando sua via de permeação cutânea mais significativa e protegendo contra proteases endógenas.

Conhecido também como mediadores biológicos natural, que vão atuar em duas grandes vertentes, que se comunicam entre si, são elas:

  1 – Reparação Tecidual

2 – Regeneração Celular

 Imediatamente após o dano tecidual, inicia-se um processo inflamatório necessário, onde os Fatores de crescimento tecidual são os famosos responsáveis para que aja a reparação do tecido danificado. Isso acontece devido à liberação de receptores quimiotáxicos, que mandam uma mensagem para que ocorra uma "compreensão" entre os queratinócitos e os fibroblastos, atuando na proliferação, crescimento e diferenciação celular, resultando e ativando ciclo de síntese proteica, com consequente produção de fibras de colágeno e elastina e divisão celular programada.

 O mecanismo de "comunicação celular" ocorrendo no tecido lesionado, e os devidos receptores quimiotáxicos sendo associados interagem para o processo de “reconstrução tecidual”.

 No mecanismo bioquímico celular da pele encontramos os fatores de crescimento responsáveis pela regulação da expressão genética e do metabolismo celular. De uma maneira geral, podemos descrever características observadas pela atividade das citoquinas e dos peptídeos.

  • Estimula a renovação de células epidermais danificadas;
  • Estimula a proliferação celular na pele e folículos capilares;
  • Repara e previne rugas além de minimizar as cicatrizes na pele;
  • Atua na prevenção da queda capilar e estimulo a revitalização folicular;
  • Revitaliza e nutre as células endoteliais e do couro cabeludo.

 Sabendo então que que os Fatores de crescimento tecidual. estão presentes em toda unidade celular, possuindo de acordo com o tecido presente propriedades e funções distintas, descobri-se que esses fatores possuem uma capacidade de estimular a divisão celular, fisiologicamente programada, o que é muito interessante e importante em se tratando de reversão do envelhecimento biocronológico, ao qual todos sofremos.

Uma vez que, no envelhecimento perdemos e sofremos alterações estruturais nos processos bioquímicos celulares da pele.

 As células perdem a funcionalidade vital, que é a replicação ou seja, a divisão celular. Então um motivo para utilizar os fatores de crescimento tecidual.

Quando falamos de síntese de colágeno, nessa formação, enzimas são responsáveis pela degradação da proteína, e observamos que as citoquinas, ou seja, os Fatores de crescimento tecidual, são os grandes controladores de tal atividade. Por tal motivo, vemos que em um processo inflamatório temos um grande aporte dos fatores de crescimento nos tecidos principais responsáveis pela interação do tecido.

São vários os Fatores de Crescimento  sintetizados pela nossa pele, principalmente na reversão de sinais do envelhecimento, em relação aos fatores de crescimento humano. Lembrando que estamos abordando sobre os fatores de crescimento humano.

Ref- Vitalpharma, PHARMA SPECIAL

Podemos resumir os F.C de acordo com suas especificas atividades em nosso organismo

Os  aFGF e bFGF: Fator de Crescimento Fibroblástico Ácido e Básico: possuem amplo espectro de multiplicação celular, estimulando células , incluindo fibroblastos, queratinócitos, macrófagos e células endoteliais, além de impulsionar a proliferação e diferenciação de uma diversidade de células.

EGF: Fator de Crescimento Epidérmico: atua nas células epidérmicas, endoteliais e nos fibroblastos, estimula a angiogênese, proliferação e diferenciação celular e síntese de colágeno.

IGF: Fator de Crescimento Insulínico: promove uma melhora na aparência de rugas e linhas de expressão; aumenta produção de colágeno e elastina e reduz manchas avermelhadas, este último, de grande valia e interesse.

TGFβ3: Fator de Crescimento Transformador: responsáveis pelo processo de reparo, especialmente pela migração de células inflamatórias para o sítio da lesão, como também, na diferenciação de fibroblastos em miofibroblastos e no processo de angiogênese.

VEGF: Fator de Crescimento Endotélio Vascular: participa no aumento da permeabilidade vascular, estimulando a formação de novos vasos sanguíneos através de vasos pré-existentes, contundo facilita o aporte sanguíneo para uma melhor reparação tecidual.

PDGF: Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas: contribui para ativar a cicatrização de ferimentos, promover novo crescimento tecidual, reduzir o calibre da cicatriz no tecido e formar novos vasos sanguíneos mais resistentes.

 Os fatores de crescimento tecidual e seus peptídeos são responsáveis por desencadear o processo de reparo e remodelação, substituindo o tecido danificado, de forma a promover a síntese da matriz extracelular e assim, gerar um novo tecido, sendo base para qualquer tratamento antienvelhecimento.

Tais produtos, produzem realmente grandes benefícios em peles em processo de envelhecimento e mesmo nas mais envelhecidas, uma grande oportunidade de tratamento na pós-menopausa, em cicatrizes, queimaduras, e logicamente na prevenção.

Um futuro próspero na cosmética.

Um abraço