Como todas as novidades e nomenclaturas na maioria das vezes são copiadas de fora, este termo também chegou até nós, e alguns profissionais ainda confundem sua tradução e aplicação. Então vale definir este termo e sua funcionalidade.

Lembre-se que tudo descrito aqui, também se torna válido e atual para a área comercial e vendas das empresas.

O Outsourcing é uma prática que data do começo da era moderna. O conceito não é novo desde que muitas companhias fizeram dele uma estratégia de negócios.

No começo da era pós-industrial, começa uma grande competição nos mercados globais. O conceito do Outsourcing começa a ganhar credibilidade no começo da década de 70 focalizando, principalmente na área de informação tecnológica das companhias. Às primeiras companhias que deram início e executaram modelos de outsourcing eram gigantes como EDS, ARTHUE ANDERSEN E WATERHOUSE.

Outsourcing é um termo criado em 1980que descrevia a crescente tendência de grandes companhias que estavam transferindo seus sistemas de informação para provedores externos.  Em 1998, o outsourcing alcançou uma cifra de negócios a nível mundial de cem milhões de dólares. De acordo com estudos recentes, hoje ultrapassa a marca de 282 milhões de dólares.

No final dos anos 90, o Outsourcing apresentou duas tendências, uma aonde as empresas concentravam seus esforços em atividades essenciais e outra onde há uma concentração quanto ao valor da informação. De modo geral, no Brasil, o termo está sempre relacionado com o fornecimento de tecnologia. A mão-de-obra também faz parte do outsourcing, mas não da mesma forma como até então a bem conhecida e utilizada terceirização de pessoal, onde o trabalho sempre fora puramente "braçal" com pouco uso de tecnologia.

Na União Européia, o termo outsourcing tem um significado mais próximo do original e, é utilizado para designar o recurso de fora da organização; recursos que esta não possui internamente.

*Outsourcing (em inglês: "Out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligada a ideia de subcontratação de serviços. Em outras palavras, outsourcing é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final ou serviços), para uma empresa terceirizada que execute essas tarefas.

É fato amplamente conhecido, que nos últimos anos o mercado de TI vem enfrentando severas pressões, decorrentes de inúmeros fatores, dentre os quais podemos destacar, do lado dos fornecedores, a crescente competitividade entre os diversos players e, do lado dos clientes, a maior exigência por resultados e restrições nos orçamentos de TI.

Com os orçamentos cada vez mais apertados e cobranças cada vez maiores por investimentos que resultem em retornos rápidos e seguros, nos dias atuais, *CIOs e Administradores de Tecnologia têm, a difícil missão de gerenciar os conflitos provenientes das diferentes prioridades de sistemas, investimento e tempo. Desta forma, surge uma nova percepção de valor nas empresas usuárias de Tecnologia e Informação, que agora buscam na tecnologia novas formas de redução de custos, melhoria operacional e retorno rápido dos investimentos.

  *CIO - Chief Information Officer (Chefe de Tecnologia) ou o nome de um cargo dado ao responsável da área de TI (Tecnologia de Informação) de uma empresa.

Este cenário adverso fez com que profundas mudanças fossem desencadeadas no ambiente competitivo das empresas, sobretudo na área de serviços. Diante de margens cada vez mais achatadas, diversos fornecedores de hardware e software passaram a oferecer também serviços, com o objetivo de diferenciar-se, ampliar suas margens de lucro e reter seus clientes (fidelizar).

Paralelamente, a grande maioria dos pure-players de serviços de TI tem procurado rever seus portfólios nos últimos anos, motivada principalmente, pela nova percepção de valor dos clientes e pelos primeiros sinais de maturidade apresentados por algumas categorias mais tradicionais de serviços, como desenvolvimento integração e suporte.

 Mauricio Monteiro: “Analista sênior de mercado e serviços de TI, relata que as novas categorias de serviços ganharam importância, com destaque para a de Terceirização, cujos negócios vêm rapidamente se multiplicando, impulsionados pela busca obsessiva das empresas por redução de custos e melhoria da performance operacional de seus ambientes de tecnologia e telecomunicações. Comenta ainda que estes novos serviços, juntamente com as duas categorias tradicionais, formam o chamado Outsourcing de Primeira Geração”.

Atualmente, o Outsourcing de Primeira Geração representa praticamente todo mercado de terceirização no Brasil e encontra-se em plena fase de crescimento no ciclo de vida mercadológico.

Mais recentemente, entretanto, o Outsourcing "de Segunda Geração" começou a ser difundido pelas empresas líderes do mercado de terceirização. Estes serviços, também chamados de Managed Hosting Services, são representados, por exemplo, pelos serviços de Software as a Service, que constituem o outsourcing tradicional de aplicações oferecido na forma de um gerenciamento flexível e de alto nível, de acordo com a demanda das necessidades de negócio do cliente.

Tal conceito também pode ser aplicado facilmente aos serviços de gerenciamento de infraestrutura. Finalmente, a evolução natural das primeiras e segundas gerações de outsourcing levará a terceira geração, que forma o chamado Utility Computing, que compreende a oferta de serviços de tecnologia em tempo real e em qualquer lugar, de forma totalmente maleável e de acordo com a demanda, tal qual hoje são utilizadas a eletricidade e água.

Embora possa parecer à primeira vista, uma tendência um pouco mais visionária, o Utility Computing deverá sem dúvida tornar-se realidade em longo prazo, à medida que a virtualização dos ambientes tecnológicos forem sendo incorporadas ao dia a dia das empresas pelas demais gerações de serviços de terceirização e, para que este conceito se torne realidade, alguns paradigmas terão que ser quebrados, sobretudo no que diz respeito a TI, que é hoje percebida como acelerador/facilitador de mudanças nas organizações.

A legislação no Brasil sobre serviços terceirizados poderá ser diferente para os setores público e privados. Um projeto foi apresentado e aprovado pela câmara dos deputados, e encontra-se parado até o momento no senado, para regulamentar à terceirização no setor público. Uma das propostas analisadas, no Projeto de Lei 4330/04, foi duramente criticada por representantes das centrais sindicais; o projeto regula o contrato de prestação de serviços por terceiros e as relações de trabalho dele decorrentes, entre as normas sugeridas na proposta, está à previsão de responsabilidade subsidiária da empresa contratante dos serviços com as obrigações trabalhistas, segurança e saúde do trabalhador.

O projeto ainda prevê que a empresa prestadora de serviços terceirizados deverá apresentar capital social compatível com o número de empregados e ficará proibida de usar trabalhadores em atividades que não estejam estipuladas em contrato.

Esta proposta ignora premissas constitucionais e isenta as empresas prestadoras de serviços terceirizados de responsabilidade em relação aos funcionários, uma lei a respeito da terceirização deve conter a proteção ao trabalhador e levar em conta a questão social; a terceirização entrou no Brasil a partir da década de 90 e foi um fenômeno novo que alterou as relações de trabalho.

 COMPREENDA O “VALOR” PARA O NEGÓCIO – OUTSOURCING:

  1. Garanta que exista um alinhamento cultural: Os contratos de sucesso de outsourcing estão baseados num compromisso de negócio equilibrado, onde ambas as partes pensam da mesma forma e, possuem uma abordagem similar para trabalhar com uma visão partilhada;
  2. Foco conjunto nos objetivos de negócio: A geração e realização de valor de negócio conduzem as operações de negócio e os seus recursos. Um foco conjunto nos objetivos de negócio e operacionais, usando o Portfólio Management, permite que o papel das TIs foquem nos programas que trarão maior valor ao negócio;
  3. Planeje uma Mudança Progressiva: Uma grande parte do sucesso do negócio deve-se a criação e manutenção do momento de atividade e realização. Focassem na realização de algumas vitórias rápidas selecionadas, com um rol claro, permite um momento real e uma realização com sucesso no alinhamento com as operações de negócios;
  4. Prepare-se para a Mudança: Condições de mercado em mudança, novas aquisições, cessações e reorganizações afetarão diretamente os objetivos de negócio e por consequência, o alinhamento do acordo de outsourcing. Um outsourcing com uma boa gestão, inovação e assente na flexibilidade pode melhor ajudar as organizações a lidarem com a mudança, enquanto providencia acesso imediato a um conjunto maior e a uma gama mais alargada de recursos e competências em TI;
  5. Mantenha os Responsáveis Envolvidos: Manter os responsáveis e os acionistas envolvidos ao longo da duração do relacionamento de outsourcing com relacionamentos apropriados a todos os níveis desde o Governo até a Entrega mantém as equipes no caminho definido e focado nos programas selecionados;
  6. Lembre-se das Pessoas: O serviço de TI (assim como todos os sistemas de terceirização) é um negócio baseado em pessoas e uma provisão de sucesso de um serviço altamente eficaz depende de como o pessoal consegue trabalhar em conjunto, as suas motivações pessoais, bem-estar e a atitude face ao seu papel, o seu empregador e cliente. A abordagem e acompanhamento de uma empresa de outsourcing no tratamento do seu pessoal são um indicador chave;
  7. Selecione o estilo de relacionamento: Usar uma relação de “fornecedor-comprador” pode funcionar no fornecimento de um serviço standard. Contudo, os negócios que procuram a inovação e maiores melhorias deverão desenvolver-se com a assessoria e aconselhamento do fornecedor do serviço, nas ideias e melhores práticas ganhas pela experiência em outros negócios e mercados.

CONCLUSÃO:

Pode-se afirmar que existe uma tendência marcante das empresas cada vez mais em adotar o Outsourcing em nível mundial. A cada dia que passa, as organizações buscam alcançar maior eficiência a um menor custo, sem deixar de lado os princípios da qualidade de produtos e serviços exigidos por seus consumidores. Como em todo processo administrativo, no Outsourcing estão envolvidos estudos, análises e aprendizado para descobrir, planejar e implantar novas estratégias para diversas áreas das organizações e até mesmo efetuar alterações nas estratégias adotadas. 

Ao envolverem-se no processo de Outsourcing, as organizações devem definir claramente uma estratégia que guie todo esse processo e contenha os aspectos importantes para o bom desenvolvimento.

Publiquei este artigo em 2008, atualizado em 2016.