Trabalhar em home office, não é exatamente uma novidade para muitos. No entanto, em face da pandemia do corona vírus em 2020, tornou-se uma realidade adotada por diversas empresas e profissionais liberais.

Tal prática visa manter o distanciamento social e proteger a vida. Requer adaptação e veio para ficar por um bom tempo ou mesmo definitivamente, em alguns segmentos, como aponta o mercado.

O trabalho remoto, não é moda, algo simples ou informal e, nem todos tem o perfil adequado para adaptar-se rapidamente e manter a produtividade. Assim, podem vir a sofrer com a solidão, ansiedade, depressão e sentimento de culpa em função do distanciamento social.

Para adaptar-se a essa realidade, sua capacidade de organização e disciplina, serão essenciais para baixar os riscos psicológicos do trabalho remoto. Se ainda não tem, pense em criar uma nova rotina com horário para o início, almoço, fim do expediente e também para atividade física.

É fundamental e mexerá com sua autoestima, arrumar-se para trabalhar, separar os papéis - pessoal do profissional e também o espaço de lazer e trabalho. Sua organização (tempo e agenda) e a disciplina na execução garantirão uma rápida e melhor adaptação e o manterá produtivo.

O trabalho remoto requer atenção, flexibilidade e novos comportamentos para assegurar seu bem-estar físico, mental e emocional. Assim, seguem algumas dicas que tornarão seu home office produtivo e saudável.

Esteja disponível e indisponível - O tempo é único para todos nós - 24h para atender as demandas da casa (organização, manutenção, refeições e filhos), e as do trabalho. É imperativo gerenciar seu tempo e negociar com seu chefe e colegas, sobre seus horários indisponíveis para evitar desconforto e contratempo.

Concentre-se - Interrupções sucessivas (telefone, e-mail, WhatsApp), são potentes distratores que sobrecarregam sua mente, te cansam, roubam o foco e te desmotivam. Estabeleça períodos de 50 min. de trabalho focado e 10 min. de descanso, sucessivamente. Quando estiver focado em uma tarefa que demande maior concentração, tempo e cognição, estabeleça horários específicos para olhar seus devices. Avise seu chefe e colegas e sinalize de alguma forma para não ser interrompido. Procure organizar sua agenda diária de acordo com o tempo necessário para executar cada tarefa. Para quem têm dificuldade para focar no trabalho com disciplina, indico o App Pomodoro, para torná-lo mais produtivo.

Não se culpe - Em home office você pode e deve gerenciar o seu próprio tempo. Caso no meio do dia surja uma janela ociosa, aproveite-a da melhor forma, e sem culpa. Use-a para descansar, fazer uma caminhada, para algo pessoal e importante ou mesmo para planejar tarefas que vem procrastinando. Esse tempo lhe será útil e produtivo, quando não tiver pensamentos negativos ou culposos por estar “livre” por um momento.

Crie relações saudáveis - O trabalho remoto tornou ainda mais importante à atenção a comunicação escrita por meio dos inúmeros e-mails que trocamos diariamente. É essencial para criar e manter relacionamentos profissionais e sustentáveis. Seja sempre cordial e cuide de suas relações, como seu maior ativo para hoje e sempre. Recebeu e-mail torto, desconfortável que te irritou, acalme-se e, não o responda no ato. Esfrie a cabeça, trate suas emoções, elabore uma resposta racional, com calma, expressando seus sentimentos assertivamente.

Cuidado para não comer demais - Quando em casa, próximo à geladeira repleta de ofertas, fica fácil sucumbir às tentações, certo? Só que tal raciocínio o fará beliscar guloseimas ao longo do dia e a comer principalmente “emoções” (ansiedade, felicidade, tristeza, ódio, raiva, etc), vividas diariamente em seu trabalho. Mantenha-se hidratado e evite comer descontroladamente. Estabeleça e cumpra os horários para: café, almoço, jantar, mais dois lanches um no meio da manhã e o outro à tarde. Você pode aproveitar essas paradas, também para alongar-se.

Cuidado com excesso de informação - Comumente somos copiados em inúmeros e-mails desnecessários, sobre os quais nem sempre temos responsabilidade ou poder decisório. Isso é inútil, desfocaliza e ocupa ainda mais a mente de quem não está envolvido diretamente. Oportunamente em reunião com o time, defina se for o gestor ou se for um integrante, proponha estabelecer formalmente a cadeia de comunicação por tarefa ou projeto.

Troque a quantidade pela qualidade das reuniões - Há tempo que percebemos as inúmeras reuniões longas, desnecessárias ou improdutivas. Atualmente, isso vale para os meetings online também. Alguns as convocam para preencher sua própria agenda, atribuir maior importância ao seu cargo ou mesmo para exercer poder e alimentar o ego.

Em home office, o tempo é curtíssimo, considerando que é preciso conciliar e dar conta das tarefas domésticas/ familiares e as profissionais. Ganham tempo àqueles que são assertivos e propõem novas formas mais ágeis de validação e acompanham o cumprimento da pauta e a duração da reunião.

Invista na flexibilidade - Nada melhor do que poder gerenciar o próprio tempo. O home office oferece essa possibilidade, mas, para tanto, é necessário:

Ser assertivo e falar sobre suas limitações de horários em função dos filhos, etc;

Ser flexível e negociar com sua chefia e pares, sem imposições, outros horários para reuniões e/ou prazo de entrega;

Ser responsável e comprometido com a qualidade de suas entregas.

Separe os papéis e descomprima - Anteriormente as horas no trânsito serviam para desconectar-se do papel profissional e ir desestressando a caminho de casa, para então assumir outro papel, o pessoal. Atualmente, ambos os papéis, são atuados em casa e por vezes, concomitantemente, que não é o ideal, por gerar conflitos em ambas as relações. É necessário criar uma nova rotina e adotar rituais pontuais, que separem os papéis e ajudem a descomprimir - aliviar a tensão, do dia a dia.

Exemplo: Em seu horário de trabalho, adote uma roupa confortável e adequada. Estabeleça parada para almoço e lanches rápidos. Para finalizar, reserve uma gaveta ou armário para colocar notebook, papéis e seus problemas diários, tranque e os destranque na manhã seguinte. Use a mesma forma para lidar com suas atividades pessoais e familiares. Esse é um meio para desestressar, manter a qualidade de vida e conciliar ambos os papéis saudavelmente.

Errou? Aprenda, seja franco e responsável - A realidade adversa da pandemia nos exigiu uma rápida adaptação e mudanças comportamentais de um dia para outro. Fato que nos tornou mais desatentos aos detalhes e mais expostos a cometer erros cotidianos.

Cometeu um erro? Reconheça, assuma a responsabilidade, peça orientação se necessário, solucione a questão, aprenda com o erro cometido e siga em frente. Detalhe, não há necessidade de desculpar-se, pois errar faz parte do aprendizado da vida de todos nós, ainda que alguns afirmem que não erram.

Seja verdadeiramente humano consigo e com os outros. Aceite que, somos falíveis e, que podemos aprender muito com os próprios erros e assim, evoluir com responsabilidade. Essa é uma boa hora para os gestores conservadores, reverem sua visão e crenças sobre a possibilidade de errar.

Autogestão responsável - Exercer o controle através do micro gerenciamento, já se mostrou inadequado e inviável, ainda mais, no momento em que vivemos. Espero que esse não seja o seu caso. Se for, seja assertivo, converse com seu chefe e apresente novas alternativas. Estamos todos aprendendo juntos, seja o líder ou o colaborador e, assim, podemos criar modelos e soluções voltados para atual realidade.

É possível delegar, acompanhar e cobrar resultados, promovendo o autogerenciamento em seu time. Esse pode ser um modelo mais funcional, que exige tanto do líder, quanto do colaborador, confiança mútua, maior liberdade de ação, comprometimento e responsabilidade sobre entregas e resultados.

Atente para o fato que, estamos todos na mesma tempestade, porém, em barcos diferentes e com alguns objetivos em comum: sobreviver para sair vivo, melhor e fortalecido desta fase da vida!

Marcio Caldellas – Psicólogo clínico (Comportamental & Psicodramatista), Career & Executive Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e BCI – Behavioral Coaching Institute – USA. Analista de Perfil Comportamental com sólida carreira desenvolvida em Executive Search como Headhunter, atuando com posições executivas. www.mcdesenvolvehumano.com.br