Tenho percebido muitas pessoas falando sobre propósito, sonhos e metas, mas frequentemente, vejo que há uma grande divergência de entendimento sobre o que é cada coisa. Quando se tem um sonho, como por exemplo, comprar uma casa própria, um carro novo, casar, ter um filho, conhecer um determinado país, ou seja lá qual for o seu sonho, você precisa estabelecer metas para atingi-lo. O Propósito é algo muito maior!

 

Vamos supor que você tenha o sonho de levar o seu filho para conhecer a Disney. Para isso, será preciso definir metas. Você precisa saber primeiramente quanto isso lhe custará, considerando os parques, compras, hotel, passagem aérea, locação de carro, alimentação, etc. Um método muito bom para metas, continua sendo o SMART, de Peter Drucker. As metas precisam ser Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais. Assim, você conseguirá trabalhar para chegar naquele determinado objetivo, com muito mais clareza.

 

Exemplo:

  • Específica: Ir para a Disney com meu filho, no hotel Disney's Caribbean Beach Resort, por 7 dias. Custos totais: US$ 8.000,00.
  • Mensurável: Saber exatamente quantos dólares terá comprado a cada mês. (Exemplo: Se você se planejou para fazer a viagem daqui há 20 meses, precisará ter no final de 10 meses pelo menos a metade).
  • Atingíveis: Ganho R$ 7.000,00 mensais, para juntar US 400,00, precisarei separar 20% da minha receita. Vou deixar de sair para jantar duas vezes no mês e diminuir o plano de TV a cabo e fazer 12 horas extras mensalmente.
  • Relevantes: Levar meu filho para a Disney, será um sonho realizado para ele e para mim. E como é algo que sempre quis, abrirei mão de alguns prazeres e algum tempo livre por um período, para realizar esse sonho.
  • Temporais: Viajaremos no dia 25/12/19, quando ele tiver 8 anos.

 

Pronto!!! Você tem um sonho, transformou em objetivos, determinou e acompanhará suas metas e por fim, terá realizado aquilo para o qual se propôs. Ou seja, um sonho, quando transformado em metas e sendo estas executadas, se tornará realidade. Daí, você poderá traçar novas metas para realizar um outro sonho.

 

O Propósito, é algo muito maior! O Propósito, nunca termina!

 

Imagine que o seu propósito seja ajudar pessoas adultas analfabetas aprenderem a ler e escrever. E para isso, você irá dedicar pelo menos 8 horas semanais. Depois de um ano, você ajudou mais de 50 a saírem da escuridão do analfabetismo. Então, você decide dedicar um pouco mais do seu tempo livre e começa a trabalhar nisso, por 16 horas semanais. No final do outro ano, você ajudou mais de 100. Concorda que, ainda que você dedicasse 12 horas diárias a essa atividade e ajudasse milhares de pessoas todos os anos, quando você morresse, ainda haveria muitos adultos sem saber ler e escrever?

 

Entretanto, você terá impactado milhares de vidas! Você terá ajudado muitas pessoas a evoluirem! Você será alguém que fez uma enorme contribuição para o mundo e deixará um grande legado.

Descubra o seu propósito! Isso fará de você uma pessoa muito mais feliz e realizada!

Adriano L Paolani