Como confiar nas pessoas? O medo é seu pior Inimigo.

O primeiro passo é saber escolher bem com quem você se relaciona. Não adianta você querer que uma pessoa desconhecida seja confiável nem que um colaborador irresponsável seja comprometido e dedicado.

Escolher uma pessoa introvertida para viver um ambiente com muitas festas será difícil para ela. Querer transformar um colaborador acomodado em alguém para batalhar ao seu lado dará muito trabalho e pouco resultado. Lógico que as pessoas podem mudar, mas lembre-se de que elas só mudam quando elas querem. Aí, sim, comprometem-se e mostram o tempo todo que estão envolvidas com a mudança.

A mesma coisa acontece na empresa: Se contratar um profissional criativo, que gosta de estar com gente o tempo todo, para cuidar das finanças, certamente você acabará fazendo o trabalho dele, porque ele vai procurar sair o tempo todo para reuniões de negócios. Da mesma forma, se você contrata um profissional de finanças para ser seu gerente comercial, descobrirá que ele adora fazer contas e que não vai acompanhar a equipe de vendas.

Se você escolher as pessoas certas para sua vida, descobrirá que pode confiar nelas.

É então podemos :Alimentar essa Confiança.

Como alimentamos a confiança nos outros?

O melhor caminho é criar a confiança dos outros em você. Como dizia Gandhi: "Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero que confiem em mim, tenho que começar a confiar nos outros".

Em todo estes anos trabalhando e liderando pessoas, descobri que você só consegue mudar a si mesmo, embora a maioria das pessoas sempre procurem mudar os outros, na esperança de que será mais fácil. Na verdade, mudar os outros é impossível! Você já notou que sua mudança cria um campo energético onde pessoas com as mesmas características começam a aparecer?

Você percebeu, quando comprou um carro vermelho, que começou a ver que só existiam carros vermelhos ao seu redor? Ou, quando começou a praticar esportes, como apareceram pessoas convidando você para praticar?

Se você começar a ser mais aberto para as amizades, perceberá que os amigos começarão a aparecer. Portanto, crie em você o que você quer viver! Se você quer mais amizade, seja mais amigo.Se quiser mais companheirismo, seja mais companheiro.

Se quiser mais romantismo, seja mais romântico.

Conquiste credibilidade

Estamos falando bastante de confiar nos outros. Mas também temos de merecer a confiança dos outros. Quando as pessoas confiam em nós, têm vontade de se tornarem confiáveis também. Elas logo vão perceber que não é fácil encontrar um profissional, ou uma pessoa, como você.

Despertamos a confiança do outro e adquirimos credibilidade quando agimos baseados em valores verdadeiros. Consolidamos a confiança dos outros em nós quando demonstramos nossa capacidade de cumprir o que prometemos.

Credibilidade é a virtude de despertar a confiança do próximo.

As pessoas têm de acreditar em você, na sua palavra e no seu olhar. Quando a confiança dos outros em você acaba, seu mundo começa a ruir, tudo fica mais difícil, suas opções ficam reduzidas. No dia a dia, existe um jargão que diz:"Crédito só se dá a quem tem".

É exatamente assim que funciona também nas outras áreas da vida: Se você tem credibilidade, as pessoas confiam em você.

E importante estar consciente de que suas ações sempre mostram aos outros quais são seus princípios e quão você está comprometido com sua palavra.

Quando você promete alguma coisa, o universo escreve nas estrelas e as pessoas escrevem em seu coração. O que você imagina que acontece com sua imagem quando você não cumpre sua palavra? Será que você tem ideia de quanto sua imagem se desgasta? Será que esse não é o primeiro passo para que as pessoas passem a olhá-lo com menos interesse em sua amizade?

Prometer e não cumprir é algo muito sério. Mas, mesmo assim, existe muita gente que está sempre procurando uma brecha em tudo que faz para que possa levar alguma vantagem sobre os outros.

Como criar autoconfiança

A autoconfiança é fundamental para quem quer deixar de lado as preocupações e inseguranças. Como na frase de Madre Teresa: Sei que Deus somente vai me dar desafios para os quais tenho capacidade. Então, acredite: seus sonhos e desafios estão à sua frente porque você tem capacidade de realizá-los.

O tamanho das dificuldades não deve paralisá-lo, as preocupações não devem ser freios na sua caminhada. Porque a vida para os inseguros e assustados não é vida... É morte lenta a cada dia.

Mas ninguém nasce com a autoconfiança formada nem está condenado a permanecer com escassez de autoconfiança. A autoconfiança pode e precisa ser aprendida, precisa ser construída. Durante o processo de construção e manutenção da autoconfiança, precisamos estar atentos para o fato de que ela se fortifica a partir do desenvolvimento da autoeficácia.

A autoconfiança é a certeza que você tem de que vai realizar o que prometeu, mesmo sabendo que no meio do caminho surgirão obstáculos. Aliás, obstáculos são sempre convites para sua evolução.

Em uma história do escritor norte-americano Darren Hardy, ele conta que o pai o ensinou a esquiar com 6 anos de idade. Quando estava com 8 anos, ele já sabia esquiar razoavelmente bem. Um dia, durante o jantar, ele contou que estava feliz porque não tinha caído nenhuma vez naquele dia. O pai, então, respondeu:

—          Se não caiu, hoje você não evoluiu!

A resposta era exatamente o contrário da que ele esperava escutar. Mas o pai continuou e disse:

—          Quem está crescendo sempre vai acabar levando um tombo de vez em quando.

A vida é assim: cheia de tombos para quem evolui. O vencedor sabe que, sempre que for batalhar por um novo projeto, os problemas vão aparecer. Mas ele confia na sua capacidade de superação

O falso medo é o seu pior Inimigo, alimente sua alma

 "Quando você olha para Deus, percebe que Ele nunca parou de olhar para você."

ZIG ZIGLAIR, ESCRITOR NORTE-AMERICANO

 Agora, pense em sua confiança nos outros.

 1.           Quem são as pessoas nas quais você confia?

2.           Quem são seus amigos?

3.           Nos momentos de angústia, você tem procurado alguém para conversar?

4.           Quando se sente perdido, você procura alguém para se orientar?

5.           Como são seus relacionamentos? Eles evoluem progressivamente ou existe uma tendência de terminarem abruptamente após um conflito?

6.           Você desconfia muito das pessoas?

7.           Você se sente muitas vezes traído pelos outros?

8.           E quanto aos seus relacionamentos afetivos? São construtivos ou você se sente sempre ressentido? Como você se sente em relação a isso?

9.           Há pessoas que se aproveitam de você?

10.         Como é sua noite de Natal? Sozinho? Com a família? Com os amigos?

 Pense agora em sua confiança em si mesmo.

 1.           Como você se sente em relação a isso?

2.           Você sabe o que quer da vida?

3.           Você sente que pode confiar em si mesmo?

4.           Na hora em que os problemas asurgem, você tem coragem de continuar avançando?

5.           Mesmo que as dificuldades se multipliquem, lute até conseguir o que se propôs?

6.           Quando tem um momento especial na carreira, você se sente confiante ou inseguro?

7.           Quando tem um momento especial na vida, você se sente confiante ou inseguro?

8.           Quando atinge um objetivo, você comemora? Ou se sente vazio?

9.           Quando está apaixonado por alguém, você tem coragem de abrir seu coração?

10.         Você vai aos lugares que tem vontade, mesmo quando não tem companhia?

 RESPONDA AS PERGUNTAS E AVALIE AS RESPOSTAS

“O medo é uma emoção natural e fundamental para o ser humano, experimentada diante de um estímulo concreto de ameaça. Mas o tipo de medo de que vamos tratar não é essa emoção que mostra que temos de nos proteger, mas, sim, um estado permanente de insegurança. É o que chamo de "Falso Medo." 

(Baseado no livro "Coragem de Confiar" de Roberto Shinyashiki)