No atual mundo e sociedade contemporânea em que vivemos, as mudanças de comportamento, anseios e preferências são fatores de extrema importância e relevância para os estudiosos e profissionais que estudam ou trabalham com pessoas. E o que esses fatores tem a ver com as organizações, os mercados, os produtos e suas marcas? A resposta está diretamente ligada ao constante movimento e transformações, que se adaptam e se ajustam, refletindo nas mudanças de comportamento e atitude, principalmente quando falamos em consumo e tendências. 

Dentro deste contexto, muitos se perguntam: Qual é o principal produto de uma empresa? Alguns podem discordar de mim, mas afirmo categoricamente, que o mais importante "produto" de qualquer empresa ou organização, são suas PESSOAS! E como garantir que as pessoas possam de fato ser a vitrine da empresa? A resposta está diretamente ligada a Gestão! Gestão essa que envolva o RH e o Marketing. A área de Recursos Humanos deverá garantir que a empresa possua um conjunto de Talentos Humanos plenamente identificado com a missão, visão e valores da organização, num trabalho a quatro mãos com os gestores de departamento (Business Partners), façam um trabalho de identificação, treinamento, capacitação e acima de tudo, de retenção, onde os colaboradores se tornem verdadeiros Stakeholders, e se tornem a Marca e o principal Produto da organização, onde através de uma grande sinergia, que foque as competências individuais em prol do resultado final da equipe, os objetivos de lucro e responsabilidade social, sejam alcançados.

E qual o papel do Marketing neste processo? Como Especialista em ambas as áreas, em minha trajetória tenho ajudado a muitas organizações, a potencializar seus resultados, através de ampla sinergia entre as áreas. Pois há correlação direta entre elas e o resultado da organização. Entretanto o grande erro das empresas, é pensar apenas e unicamente no seu mercado externo, desconsiderando seu primeiro e principal público, ou seja, para fazer que o mercado externo responda positivamente aos estímulos que lhe são dirigidos, a empresa terá que garantir que seu mercado interno (colaboradores, empregados e parceiros), sejam capazes de encantar e conquistar a confiança dos seus consumidores, cumprindo não só as SLA’s estabelecidas, mas também as promessas feitas. 

Por isso, as organizações devem ter o endomarketing, como um de seus principais pilares na gestão estratégica dos negócios. Onde o papel dos gestores é fundamental, para o desenvolvimento de uma visão holística de como funciona uma estratégia voltada para prestação de serviços e qual o papel e a importância que cada colaborador tem em relação aos outros indivíduos, independente das funções dentro da empresa e seus clientes. 

Não existe milagre em negócios! 

O RESULTADO, só acontece com Planejamento, Processo e Entrega! 

Ou seja: GESTÃO! 

Sobre o Autor:
José Renato Alverca

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

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