De acordo com a Small Business Administration (SBA), nos USA, mais de 70% de todas as pequenas empresas são empresas em nome individual. Apesar dos números, recompensas maiores podem resultar se você formar uma parceria comercial com um indivíduo que o complementa pessoal e profissionalmente. As parcerias oferecem mais liberdade para os proprietários tirarem uma folga e proporcionarem aos parceiros a oportunidade de compartilhar tarefas. Com duas ou mais pessoas dirigindo o show, há também o potencial de ganhar lucros maiores, se as regras forem estabelecidas de inicio e de forma bem clara. 

Antes de mais nada, tenha toda a certeza de que seu futuro parceiro partilha dos mesmos princípios éticos que você. Isto é extremamente importante para a sua tranquilidade futura e a sobrevivência do negócio. 

Para garantir que sua parceria funcione como uma máquina bem lubrificada, considere as recomendações a seguir, antes de formar uma parceria comercial com sua startup:

Tenha a mesma visão

Para uma parceria de startup ser bem sucedida, todas as partes envolvidas devem concordar com a mesma direção estratégica para a empresa. Se um dos parceiros quiser construir uma cadeia nacional bem conhecida de lojas de varejo e o outro parceiro apenas se importar em ganhar uma vida decente, o negócio está fadado ao fracasso. Defina um claro acordo para o negócio que atenda às necessidades de ambos os parceiros.

Definir funções de negócios

Uma parceria de negócios vencedora capitaliza os pontos fortes e habilidades de cada parceiro dentro da startup. Divida os papéis de negócios de acordo com os pontos fortes de cada indivíduo. Por exemplo, se um parceiro é forte em marketing, operações e finanças e o outro parceiro se destaca em vendas, recursos humanos e liderança dividem as tarefas de acordo.

Evite o Split 50-50

Pode parecer lógico e justo dividir a propriedade em duas partes. No entanto, esse tipo de divisão 50-50 pode prejudicar a tomada de decisões. Em vez de decisões de impasse quando você não pode encontrar um consenso, considere uma divisão de 49% a 51%. Se isso não for possível, considere previamente o uso de um mediador externo para ponderar as grandes discordâncias. Isso impedirá que sua empresa seja bloqueada nas decisões.

Realizar uma reunião mensal de parceiros da startup

Uma forte parceria comercial é construída em comunicação aberta. Reunir-se mensalmente para compartilhar reclamações, revisar papéis, fornecer críticas construtivas e discutir planos futuros para o crescimento de seus negócios. Uma coisa é discutir o dia a dia e outra a direção da empresa.

Crie um acordo de parceria por escrito

É simples estabelecer uma parceria porque não são necessários documentos legais. As parcerias são geralmente um acordo verbal entre duas ou mais partes, mas os acordos verbais podem apresentar problemas no futuro. Em vez disso, evite problemas potenciais elaborando um acordo de parceria legal.

Você pode estar se perguntando o que deve cobrir em um contrato de parceria de negócios sólido. De acordo com a Small Business Administration (SBA), o acordo deve incluir o seguinte:

 Quantidade de capital investido por cada sócio

• O tipo de negócio e sua 

• Como os lucros e perdas serão compartilhados (tempo, % e partes)

• Pagamento e outras compensações para cada parceiro, como bônus

• Distribuição de ativos após a dissolução do negócio

• Provisões para alterações na parceria ou provisões para dissolução da parceria

• Parâmetros de uma cláusula de solução de controvérsias

• Liquidação do negócio em caso de morte ou incapacitação

  • Participação de familiares nos quadros da empresa (quando, como e quem)

• Restrições relativas à autoridade e despesas

• Comprimento esperado da parceria

Sempre vale a pena considerar uma estrutura de parceria de negócios na startup quando você encontrar alguém que complemente seu conjunto de habilidades e você saiba que irá agregar valor à sua empresa. Essas parcerias podem ser agradáveis e lucrativas se a base certa for consolidada no começo. E não esqueça de divertir-se com seu trabalho!