A maior disparidade causada pelas organizações e o mercado em si, é o erro de interpretação sobre a palavra IDADE. Pois uma avaliação equivocada, gera preconceito, gera segregação e acima de tudo falta de respeito, para com as pessoas.

Existem dois tipos de idade, a primeira é conhecida como idade cronológica, pois ela está associada ao tempo em que vivemos, ou seja, a idade vai aumentando com o passar dos anos. E a outra é a idade biológica, que faz referência ao nosso organismo e ao que sentimos. Gosto sempre de citar como exemplo, o seguinte: É possível que uma pessoa que tenha 60 anos, sinta-se mais jovem, e esteja com plena capacidade produtiva. Do mesmo modo, alguém que tenha 35 anos pode se sentir com mais idade, cansado e acima de tudo completamente desmotivado e sem perspectivas. Tudo depende de seu estado físico, emocional e mental. Pois o que define o resultado, é o brilho no olhar, o entusiasmo, o respeito a diversidade, e acima de tudo a sinergia gerada através da troca de experiências entre as pessoas. E isso, não tem nada a haver com a IDADE.

Outro exemplo que gosto de citar, é o seguinte: Por que países, como o Japão, Coréia do Sul e China, que passaram por grandes problemas com guerras e devastações, alcançaram um acelerado desenvolvimento industrial e econômico? A resposta parece óbvia, e é! As pessoas com mais idade, participaram e participam ativamente da economia, transformando suas experiências, em informação e gerando conhecimento aos mais jovens, os preparando como seus futuros sucessores. Vocês têm alguma dúvida, que estes países são diferenciados e hoje são algumas das maiores potências mundiais?

O envelhecimento não tem nada a haver com a idade, pois as diferenças entre a idade cronológica e a biológica, vão sempre existir! Pois o estado físico, emocional e mental, depende de cada um de nós! Além disso, as organizações, o mercado e os governantes, precisam se preparar para um futuro com muito mais pessoas idosas do que temos hoje. Pois com o envelhecimento da população mundial, a maior expectativa de vida, e a baixa taxa de natalidade em vários países, se faz necessário repensar todo o sistema. É preciso que a hipocrisia organizacional acabe, e seja colocada em prática um verdadeiro processo de INCLUSÃO, DIVERSIDADE E PLURALIDADE!

VELHO É UM JOVEM QUE DEU CERTO! POIS NEM TODO MUNDO CHEGARÁ LÁ!

Pensem nisso e até a próxima! 

Sobre o Autor:
José Renato Alverca

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.


https://twitter.com/jalverca

https://www.linkedin.com/in/jalverca

https://www.bebee.com/bee/jose-renato-alverca