Nem sempre é fácil ser um líder valorizado e apreciado pelos funcionários. É um género de liderança que requer um toque leve e a capacidade de apagar incêndios sem queimar pontes.

Há traços valiosos muitas vezes esquecidos no local de trabalho, como ser dedicado ou bondoso.  Vamos aqui falam alguns itens para se tornarem chefes valorizados e apreciados pelos colaboradores. Nem sempre é fácil – este gênero de liderança requer um toque leve e a capacidade de apagar incêndios sem queimar pontes. E às vezes esse gênero de liderança não é muito compreendido pelos pares. Que ficam com ciúmes e outras coisas mais.

Não force ser o chefe “legal”
Ter autoridade e manter os pés na terra pode ser um equilíbrio difícil de manter, por isso é crítico. Embora existam inúmeras formas de se distinguir como líder, os gestos simbólicos ou superficiais significam pouco. Opte por atitudes diferenciadoras mais substanciais, como ser o primeiro a chegar e o último a sair, e manter um entusiasmo inabalável. Ter orientação segura quando for questionado sobre determinado assunto profissional. Ser exemplo a ser seguido.   Ao mesmo tempo resista ao impulso de se relacionar com os seus funcionários parecendo  forçar uma situação  “ter apenas uma conversa” sem sentido  ou  pedir para se juntar a eles no almoço.  Não force. Deixe as relações desenvolverem-se naturalmente e não se preocupe se é visto como amigo ou confidente – não é essa a sua função.

Lembre-se que os seus liderados não são da sua família
Considera os membros da sua equipe seus companheiros, até amigos próximos, mas não é uma família. Todas as empresas beneficiam com uma cultura saudável, mas não compare com a intensidade e a obrigação associadas à palavra “família”. O que não significa que não possa dizer piadas. E tente não introduzir e aplicar demasiados lemas ou regras complicadas. O capital humano e a cultura da empresa são vitais, aliás, a cultura pode impedir a negatividade.

Incentive e acolha as críticas
Pode ser uma regra difícil de seguir para os líderes que para o resto da empresa. São muitos os chefes bem-intencionados que tentam implementar um ambiente em que se recebe feedback construtivo, mas que depois perdem o foco e o poder de encaixe à primeira crítica com boas intenções por parte de um funcionário ao seu próprio desempenho. Forneça à sua equipe um formato para abordar as questões que possam ser mais complicadas, e mostre-lhes que aprecia a honestidade e empenho nas melhorias ao aceitar as críticas com graciosidade.

Não seja um alvo
Enquanto líder tem a capacidade de escolher o seu grau de visibilidade. Há um meio-termo a ser atingido: esteja por perto o tempo suficiente para dar às pessoas algo de tangível para gostarem de você, mas esteja ausente o suficiente para não encontrarem nada a que objetar. Sempre que possível, nas reuniões gerais da empresa dê boas notícias, fale de desenvolvimentos interessantes, de novas contratações, etc. Experimente responder a perguntas, talvez algumas que tenha escolhido previamente via e-mail. Regule a sua presença com cuidado, e preste muita atenção ao tom das suas interações. Mesmo que tenha piada, não se sinta tentado a ser o chefe engraçado. Recorde-se que uma anedota pode ofender alguém ou até ofender a maioria.

Use a concorrência como motivação
Se alguma vez sentir um burburinho, uma quebra nos ânimos ou um descontentamento geral, desviar a atenção para terceiros pode ser uma ótima maneira de minimizar a tensão. Passe um mês falando de um concorrente e como cada um dos seus funcionários pode melhorar a vantagem competitiva da sua empresa ao adotar um “instinto assassino” e vontade de vencer. Vai lançar um produto, organizar um evento ou fazer uma aparição pública? – Crie uma narrativa que atraia a atenção dos colaboradores. Trata-se de uma saudável técnica de motivação, dado que muitas vezes as equipes  um melhor desempenho quando se juntam para fazer face a uma força externa. As pessoas tendem a ver as suas vidas em termos de estruturas de enredo simples, com um elenco de heróis e vilões: dê aos seus trabalhadores os “vilões” certos, e melhore as suas oportunidades de ser um herói.

Surpreendam os seus funcionários
Quando somos surpreendidos com uma coisa agradável movemos montanhas. As pessoas adoram presentes, e quem os dá – aproveite a oportunidade de ser uma fonte de alegria e de generosidade. Esta prática vai além de distribuir kits da empresa e afins. Dê aos seus funcionários algo de que se lembrem. Os líderes que pagam as refeições dos trabalhadores, lanches e outros benefícios provavelmente vão ter de pensar fora da caixa. Mesmo que os seus colaboradores sejam “mimados”, um agrado inesperado é inestimável no que diz respeito a estimular a ligação psicológica e lealdade.

Peça pequenos favores
Todos querem sentir que são necessários. Peça aos seus funcionários que realizem uma tarefa rápida e que podem concretizar com facilidade. Pode fazê-lo com os trabalhadores cujo cargo percebe realmente. O João da TI ficaria feliz em dedicar 30 minutos procurando um aplicativo sofisticado de que precise, por exemplo. Certifique-se que os seus pedidos não lhes tomam muito tempo.

Peça desculpa pelos seus erros
É normal falhar, mas mais importante é a carga emocional que ganha ao fazer um pedido de desculpas público e sincero. Pedir desculpas cria um forte sentimento de empatia, virtude e responsabilidade. Mais uma vez, vai precisar de um leve toque. Não tente desculpar-se por não ter respondido um email sem valor em tempo hábil (vai parecer ridículo). Concentre-se em erros de “tamanho médio”, e elabore o pedido de desculpas em conformidade.

Abraços