Lembre-se da última vez que você realmente quis fazer algo, mas não o fez? Pense sobre o que o impediu? O que o fez mudar de ideia? Foi uma voz interior em sua mente? Você já questionou, quem é, e o que essa voz é ou representa? Medo!

O medo é o principal responsável e condutor para a inação, gerando a estagnação da vida daquele que o mantém. É a voz, advinda de crenças limitantes, que nos “afirma” que, se tentarmos algo, a probabilidade de falha/ fracasso será maior do que a de sucesso, e que a rejeição é mais provável do que a aceitação. Enfim, o medo é uma crença disfuncional, um impulso paralisante que nos leva a não fazer nada em seu lugar.

Pessoas que conquistaram e mantém sucesso em suas vidas, também tem seus medos. O que os torna diferentes, é sua visão e atitudes frente ao medo. Um dos fatores responsáveis pelo sucesso em qualquer área da vida é à força de vontade, que nos fornece determinação e dedicação necessárias para enfrentarmos as adversidades e persistirmos em nossas metas e sonhos, e não a ausência do medo.

Observe pessoas bem-sucedidas do mundo: Jorge Paulo Lemann, Steve Jobs, Bill Gates e Mandela. Acima de tudo, eles possuem coragem, determinação e persistência para continuar lutando até que alcancem seus objetivos. Enfrentaram inúmeras adversidades ao longo do caminho, mas quando assumem sua jornada, não criam a ilusão de que terão um caminho liso e com sucesso instantâneo. Desta forma, todos os desafios que encontraram, os motivaram mais, e assim, continuaram, enquanto outros desistiram. Escolheram enfrentar suas derrotas temporárias, persistindo e vencendo-as, fato esse, muito diferente do fracasso. Fracassamos quando desistimos de lutar, segundo Napoleon Hill.

Algumas dicas para superar os medos:

Comumente em minhas sessões ouço o Coachee (cliente) dizer... tal opção é boa considerando meu objetivo, mas me sinto inseguro e tenho medo de fazer isso. Respondo Ok, mas você já pensou que pode enfrentar o medo? - Faça com medo mesmo, depois constatará que ele some, acredite!

Passo inicial para superar o medo, questione-o racionalmente e posteriormente, ocupe-se do que tem que fazer para atingir determinado objetivo e faça, ainda que morrendo de medo. Desta forma quebra-se o paradigma.

 

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.