Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Viagens corporativas sem decolagem no setor farmacêutico

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Viagens corporativas sem decolagem no setor farmacêutico

As viagens corporativas, que sempre pautaram as estratégias de negócios do canal farma, definitivamente ficaram na lista de espera. Segundo a última enquete do Panorama Farmacêutico, 3/4 dos leitores não se deslocaram para nenhuma localidade a negócios nos últimos 12 meses.

Dos 1.927 participantes, 1.447 (75%) informaram não ter realizado nenhuma viagem do gênero. Apenas 11% (215) fizeram pelo menos uma, enquanto 9% (215) indicaram uma frequência maior. Outros 5% (89) embarcaram somente para destinos nacionais.

Os números da atividade refletem o cenário de estagnação. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) apontou que a receita das principais travel management companies do país com passagens aéreas caiu 68% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020.

O volume de R$ 2,06 bihões despencou para R$ 657 mil. A queda chegou a 90% quando analisados somente os voos internacionais – o faturamento, antes na casa de meio milhão, não passou de R$ 48 mil. Curiosamente, a menor retração foi de 2% e ocorreu no segmento de locação de veículos nacional, o que sinaliza uma preocupação maior das empresas com a segurança sanitária de seus colaboradores.

Rubens Schwartzmann, presidente do conselho de administração da Abracorp, considera prematuro concluir que o comportamento dessas viagens mudará radicalmente no pós-pandemia. Mas o dirigente prevê alguns novos hábitos. “É possível que as viagens de avião, especialmente aquelas de 1h a 1h30, migrem para o modal de transporte terrestre. Mas os encontros pessoais deverão ser retomados, em menor escala, até porque estudos já mostram que não se pode esperar o mesmo engajamento de colaboradores e clientes nas cansativas reuniões online”, analisa. Porém, para os trechos mais longos, as viagens deverão continuar.

Fato é que a saúde dos profissionais ganhou relevância na tomada de decisões e se tornou a prioridade de mais de 50% das empresas que mantêm políticas de viagens de negócios, de acordo com outro levantamento da associação. Apenas 29% consideram o preço como fator determinante, algo incomum antes de março de 2020.

13.06

Nova enquete

Às vésperas do segundo semestre, a nova enquete que está no ar propõe uma análise sobre a gestão das empresas no restante do ano. Qual estratégia será a chave para os negócios? Fidelização, expansão, digitalização, revisão de custos? Ou o momento é de olhar para o futuro e mirar na governança e no desempenho socioambiental. Participe e contribua para o debate.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/grace-aposta-na-industria-farmaceutica-para-crescer-no-brasil/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress