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Acesso a medicamentos de especialidades é meta da Viveo

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Viveo quer democratizar acesso a medicamentos de especialidadesEcossistema de saúde que reúne 11 empresas que atuam desde a fabricação e distribuição de materiais e medicamentos hospitalares até com uma farmácia online, a Viveo tem a meta ambiciosa de democratizar o acesso a medicamentos de especialidades e alta complexidade.

A companhia está presente no país desde 1996 com a Mafra Hospitalar, que funciona como um elo entre as indústrias e os prestadores de serviços da saúde, como hospitais, clínicas, convênios, home cares e instituições de saúde no mercado privado e público.

Uma das principais frentes da Mafra atualmente é expandir a oferta de produtos, que hoje cobre 95% das áreas terapêuticas disponíveis no canal hospitalar. Outro processo em implementação é a venda triangular para planos de saúde, com a comercialização de medicamentos oncológicos orais e infusionais, que podem ser administrados em casa pelo paciente.

“Vemos uma tendência de crescimento desse canal, por propiciar uma redução de custo para os hospitais, que não mais precisam dispor de um espaço para fazer esse atendimento”, ressalta André Pacheco, diretor de marketing e novos negócios da Viveo.

Novos modelos de negócios

O ecossistema da Viveo permitiu que a companhia conseguisse atuar em várias frentes na pandemia, principalmente no desenvolvimento de novos negócios. Um deles foi a importação de quase 2,5 milhões de ampolas e anestésicos do kit intubação para atender o setor privado. Antes da pandemia, a demanda nacional por anestésicos era amplamente abastecida pelas farmacêuticas estabelecidas no Brasil, que chegavam até a exportar para países vizinhos.

Com o aumento do número de internações, a demanda aumentou cerca de 20 vezes e o estoque desses insumos ficou comprometido. Diante da necessidade, a empresa rapidamente iniciou o processo e buscou os produtos nos mais diversos laboratórios do mercado externo, concluindo a primeira parte da operação num tempo recorde de dez dias, em regime de urgência.

Os medicamentos vieram de laboratórios da Letônia e de Portugal e a distribuição nacional para os clientes finais dos produtos foi realizada pela Health Log, operadora logística com foco no segmento hospitalar e que faz parte da Viveo.

“Trouxemos, em um único avião, mais de 700 mil ampolas, acondicionadas em um sistema de refrigeração apropriado, com o devido Certificado de Autorização de Funcionamento (AFE) emitido pela Anvisa, que comprova a nossa autorização de compra e importação. Foi um projeto de alta complexidade, por meio do qual conseguimos abastecer mais de 150 hospitais privados”, afirma Pacheco.

Pela Cremer, uma das maiores empresas do Brasil na fabricação e fornecimento de itens de primeiros socorros, cirurgias, tratamento, higiene e bem-estar, a Viveo investiu mais de R$ 5 milhões para produzir máscaras e álcool em gel e ampliar a malha logística. Com isso, garantiu o abastecimento com EPIs aos hospitais públicos e privados no início da pandemia.

Para o segmento hospitalar, a Viveo também criou soluções de armazém geral na qual ela disponibiliza seus espaços para hospitais de alta complexidade, que, em função da localização em grandes centros, possuem um metro quadrado muito caro. “Ao deixar o controle e gestão do estoque aos nossos cuidados, liberamos espaço e capital de giro, pois podemos atender com preços mais baixos, aumentando a produtividade e evitando desperdícios”, reitera Pacheco.

Investimento em inovação

Outro pilar da Viveo é o investimento em inovação, com a compra de parte da startup Far.Me, farmácia online que vende medicamentos de uso contínuo e para doenças crônicas em forma de assinatura. “O paciente recebe um box em casa com todos os medicamentos separados em embalagens de acordo com o horário de ingestão. “Trata-se de um modelo de venda direta que tem valor não só para o paciente, mas, futuramente, também para os planos de saúde, na medida em que ajuda a aumentar a aderência ao tratamento”, explica o diretor.

Oncologia puxa crescimento

Um pouco impactado pela pandemia, o mercado de especialidades que sempre veio crescendo em taxas superiores a 10% sofreu com a diminuição das visitações médicas e da baixa adesão a consultas por parte dos pacientes. “Para os próximos quatro anos, a expectativa é crescer acima desse percentual, puxado pelos produtos voltados à oncologia”, analisa Pacheco. Segundo o executivo, no momento há uma dificuldade maior, num curto prazo, no mercado público, que sofreu uma queda de 28%, em função da necessidade de alocação de recursos para o combate à pandemia.

A Viveo registrou lucro líquido ajustado de R$ 51,6 milhões no primeiro trimestre de 2021, um crescimento de 93,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. A receita líquida atingiu R$ 1,48 bilhão, um crescimento de 76,1%.

Fazem parte do ecossistema da Viveo as empresas Mafra Hospitalar, Tecnocold (distribuidora de vacinas); Diagnóstica Cremer, Byogene, Biogenetix, Vitalab (que atuam na distribuição de produtos para laboratórios); Health Log; Cremer, Flexicotton (atua na fabricação de produtos de marca própria) e a Far.Me. Em março, assinou dois contratos de compra e venda de ações com a Daviso  e o Grupo FW, especializados na fabricação de lenços e toalhas umedecidas. O fechamento da transação da FW aguarda a autorização do CADE.

VIVEO
Fundação: 1996, como Mafra Hospitalar
Faturamento: cerca de R$ 3,2 bilhões
Receita líquida: R$ 1,48 bilhão no primeiro trimestre
Empresas do grupo: Biogenetix, Byogene, Cremer, Daviso, Diagnóstica Cremer, Far.Me., Flexicotton, Grupo FW, Health Log, Mafra Hospitalar e Tecnocold

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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