Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Médico cria teoria sobre Coronavac e anticorpos, e é desmentido em MG

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Uma polêmica gravação feita pelo médico Delano Santiago Pacheco em seu perfil no Instagram, alegando que não estaria protegido contra o coronavírus seis meses após ser imunizado pela Coronavac, foi desmentida pela Prefeitura Municipal de Divinópolis, à região Centro-Oeste de Minas Gerais, na noite desta terça-feira (13). Na legenda do vídeo publicado nessa segunda-feira (12) o médico alerta para uma suposta “falsa proteção” contra o coronavírus.

Pacheco Santiago, em sua gravação, apresenta um laudo médico atestando que ele não adquiriu anticorpos seis meses após ser imunizado com a Coronavac, e, alegando que não estaria protegido, exige ser revacinado contra a Covid-19. Ex-vereador, o médico reúne cerca de 960 mil seguidores no Instagram e o vídeo foi assistido mais de 23 mil vezes.

À contramão do dito por Pacheco Santiago, a Prefeitura Municipal de Divinópolis, a partir de uma nota técnica da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), desmentiu a teoria do médico por meio de nota na noite desta terça-feira sobre a hipotética relação entre quantidade de anticorpos e imunidade contra a Covid-19. “A resposta imunológica desenvolvida pela vacinação não depende apenas de anticorpos neutralizantes”.

O município também esclareceu que a resposta imunológica ao vírus se dá também por meio de anticorpos não neutralizantes. Portanto, a dosagem de anticorpos não é eficaz para dizer se um indivíduo está ou não protegido. “A complexidade que envolve a proteção contra a doença torna desaconselhável a dosagem de anticorpos neutralizantes com o intuito de estabelecer um correlato de proteção clínica”.

A prefeitura de Divinópolis ainda partiu de um documento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para reforçar que não há “definição da quantidade mínima de anticorpos neutralizantes necessária para conferir proteção imunológica contra a infecção pelo Covid-19.

Fonte: O Tempo online

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress