A nova farmácia como plataforma de cuidados de saúde e bem-estar foi o tema do Workshop Retail Farma Brasil, realizado na última quarta-feira, dia 21. O evento discutiu abordagens que o varejista do canal farma deve adotar em relação a serviços de saúde, em uma nova jornada de compra pós-pandemia com o consumidor no centro das ações.
“As marcas precisam entender que as experiências de compra são mais amplas e só assim irão inovar”, pontuou Rogério Lima, professor da ESPM e VP de conteúdo e consultoria da Retail Farma Brasil.
Saúde e bem-estar no varejo pós-Covid
Amar Singh, diretor sênior da Kantar Consulting, elencou alguns insights sobre o comportamento das marcas e dos consumidores no mercado global de bem-estar, que já movimenta US$ 4,5 trilhões anualmente.
- A fronteira entre saúde e bem-estar está se fundindo. Por isso, as marcas devem se reposicionar e renovar seu portfólio e identidade. Um exemplo é o da Johnson & Johnson, que mudou a denominação de produtos da categoria de skin care para skin health
- Quase metade dos consumidores utiliza o drive-thru na farmácia e um terço explora os serviços de telessaúde
- Menos da metade dos clientes do drive-thru nas farmácias são novos usuários, mas quase todos os de telessaúde são “marinheiros de primeira viagem” ou são os mais afetados pela pandemia
- Os compradores concentram-se menos no online como ferramenta de segurança. Os principais atributos passaram a ser os mesmos da loja física: preços e possibilidade de adquirir diferentes itens em um só lugar, seguindo o conceito do one stop shop
- A evolução das necessidades do consumidor está mudando as expectativas de compra na loja, tornando-as um hub de experiências nesse novo ecossistema do varejo
Ações para o varejista adotar
- Apoie a sinalização da loja com ativações de marketing para fortalecer a importância e a diferenciação da sua marca
- Reforce a interação e o envolvimento do consumidor com ferramentas sem toque, aplicativos móveis habilitados por voz e marketing digital para embalagens interativas
- Atraia os compradores por meio de plataformas de gamificação digital para obter cupons e benefícios
- Faça parceria com fabricantes para personalizar as promoções de sua marca e segmentar compradores para otimizar o ROI
- Desenvolva sua plataforma própria para interagir diretamente com os compradores
Como inovar em meio à burocracia?
Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, também foi um dos palestrantes e levantou um importante questionamento. O dirigente ressaltou que a perpetuação desse novo papel da farmácia como plataforma de cuidados de saúde e bem-estar não depende só da boa vontade do empresário e da indústria. Os governos também têm uma função preponderante.
“A pandemia escancarou o nível de fricção burocrática existente no mercado. Foi necessária uma emergência mundial de saúde para todos se darem conta de que não é mais aceitável exigir do paciente que os medicamentos da Farmácia Popular sejam retirados a cada 30 dias, que ele não possa receber um medicamento controlado em casa ou um médico não consiga emitir uma prescrição digital”, exemplifica.
Para Barreto, o desafio para o varejo farmacêutico na pós-pandemia é se engajar para cobrar essas mudanças na área regulatória. “A Lei 13.021, de 2014; e a RDC 44, de 2009, estão muito defasadas. É fundamental que as autoridades entendam que fazemos parte de um ecossistema muito maior, que essa jornada conta agora com um elemento digital e uma omnicanalidade inserida”, finaliza.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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