Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Augefarma movimenta R$ 2,4 bilhões com central de compras

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Associadas da Augefarma realizam 16 milhões de operações logísticas mês

Depois de um revés sofrido há cinco anos, a Augefarma deu a volta por cima por meio de uma central de compras, que movimentou R$ 2,4 bilhões nos últimos 12 meses. Fundada no Ceará em 2005, a rede associativista integra a  Febrafar e atua em todos os estados do Nordeste, no Espírito Santo e em Minas Gerais, com 1.200 lojas em cerca de 570 municípios.

ElcioEm 2016, a empresa teve um contrato de exclusividade encerrado de forma inesperada com uma grande distribuidora. Enxugou o número de farmácias credenciadas, que chegou a quase 5 mil, refazendo seu modelo de negócio sem vínculos com uma só distribuidora ou laboratório farmacêutico.

“Hoje, nosso principal objetivo é montar um projeto em cima das farmácias já existentes, melhorando o tíquete médio de cada ponto de venda. Juntas, nossas associadas realizam 16 milhões de operações logísticas e ofertas por mês, por meio das ferramentas online disponíveis em nossa central de compras. Quando tínhamos um contrato exclusivo, esse número não passava de 1 milhão”, afirma o gestor comercial Elcio Luz.

Qualificação da rede

Mais do que apostar em projetos de expansão, a Augefarma busca a qualificação das farmácias tanto na parte física e estrutural, como na gestão financeira. “Queremos levar credibilidade e estabilidade para o PDV, por meio de um grupo forte e coeso, a um custo quase zero”, ressalta Luz.

O grande diferencial da Augefarma hoje está na capacidade de negociação de compra. “Não cobramos nada da indústria nem do distribuidor. Todos os recursos oriundos dessas transações, caso haja algum tipo de repasse, nós devolvemos por meio de ações para a farmácia – seja concedendo os mesmos descontos de 10% a 20% das grandes redes ou promovendo alguma campanha de vendas”, explica o executivo.

Para garantir um mix adequado em cada farmácia, a Augefarma conta com dois profissionais de campo que fazem a manutenção do ponto de venda, apresentando ao gestor a performance das vendas naquela região.

Visão da indústria

Rafael Barizon, gerente comercial da Natulab para o associativismo, destaca a central de compras como um modelo ideal para ampliar o alcance da indústria farmacêutica. “O grande desafio para os laboratórios é capilarizar suas estratégias comerciais para o pequeno e médio varejo. Com iniciativas como a da Augefarma, aliadas ao suporte de distribuidoras regionais, conseguimos ter acesso facilitado a 1,2 mil CNPJs e condições comerciais homogêneas. É o ciclo de negócios perfeito”, avalia.

AUGEFARMA
Fundação: 2005
Lojas: 1.200
Área de atuação: todos os estados do Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais
Municípios: cerca de 570 municípios
Total de compras anuais: R$ 2,4 bilhões
Volume mensal: R$ 16 milhões em operações logísticas e ofertas

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/hilab-fideliza-farmacia-com-tecnologia-e-laudos/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress