Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Conveniência gera vendas de R$ 726,5 milhões em farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Conveniência gera vendas de R$ 726,5 milhões em farmácias

Com faturamento de R$ 726,5 milhões nos últimos 12 meses até julho de 2021, o mercado de bomboniere cresceu 8,2% nas farmácias brasileiras. Esse foi um dos diagnósticos apresentados por Paulo Paiva, vice-presidente Latam da Close-Up International, durante palestra do Sincofarma/SP no último dia 15.

O executivo ressaltou a importância do setor de conveniência na farmácia e o diferencial de manter itens dessas categorias para incrementar a compra por impulso. “Em um contexto de retomada das visitações às lojas físicas, esse mercado pode agregar valor às vendas”, avalia.

Representatividade das regiões

Os quatro estados do Sudeste, somados, representam 51% da venda de produtos desse grande grupo de categorias, formado majoritariamente por balas, pastilhas, confeitos, goma de mascar, chocolates, bombons, barras de cereais, sorvetes, biscoitos e snacks. São Paulo registra um faturamento de R$ 138 milhões, mas curiosamente não detém a primeira posição, que fica com Minas Gerais (R$ 152,6 milhões) – centro de importantes redes associativistas, que se caracterizam por um modelo de venda mais assistida e que estimulam a permanência do consumidor no PDV.

Capturar 2

“Não é pouca coisa. Trata-se de uma categoria que apresenta bastante margem, cuja compra é totalmente feita por impulso. São itens que ficam próximos ao caixa, numa zona de circulação mais quente. É uma grande oportunidade para gerar fluxo na farmácia”, ressalta Paiva.

Apesar disso, São Paulo é o único estado que apresentou retração de 4,8% em vendas e 7,2% em unidades. Mas Paiva avalia que essas oscilações estão associadas à pandemia. “Nem sempre o shopper pensa na farmácia quando quer comprar uma goma de mascar via e-commerce. Mas no exercício de compra presencial, essa categoria é bastante forte”, explica.

Crescimento em R$

Capturar 3

Crescimento em unidades

Capturar 4

Análise por grupo de categorias

  • 267,9 milhões de unidades comercializadas, crescimento de 3,6%

Categorias

Vendas Crescimento em valor Unidades Crescimento em unidades
Chocolates e bombons 32,1% 31% 35,3%

23,3%

Balas, pastilhas e confeitos

27,3% -8,9% 23,3% -7,5%
Goma de mascar 11,4% -17% 18,8%

-15,2%

Sorvetes de palito

7% 19,3% 51% 13,3%
Sorvetes de massa 6% 9,9% 1,4%

5,2%

Outros

16,2% 25,6% 16,2%

9,8%

 

O crescimento do mercado de bomboniere foi influenciado principalmente no segmento de chocolates e bombons, que representa 32,1% de tudo o que é vendido nas farmácias do Brasil. O incremento também se refletiu nos sorvetes de palito, com alta de 19,3% em valores e 13,3% em unidades.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/hilab-fideliza-farmacia-com-tecnologia-e-laudos/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress