Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Oferta de empregos no mercado farmacêutico desconhece crise

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

empregos no mercado farmacêutico

Crise? Não quando o assunto é a oferta de empregos no mercado farmacêutico. É o que aponta a nossa última enquete, que contou com a manifestação de 2.349 assinantes.

O Panorama Farmacêutico, inclusive, mantém uma seção específica sobre vagas no canal farma, com apoio das plataformas AboutMe e InfoJobs. Questionados sobre os impactos do cenário econômico para o recrutamento na sua empresa, 55% dos leitores afirmaram que continuam contratando. Outros 17% responderam que a abertura de vagas deve ser mantida, apesar de abaixo do previsto.

A soma desses percentuais – 72% – contrasta com os 12% que acreditam em demissões.

Varejo puxa oferta de empregos no mercado farmacêutico

Mas um segmento, em particular, vem puxando o crescimento no volume de empregos no mercado farmacêutico. Com mais protagonismo durante a pandemia, o varejo reforçou a aposta em novos profissionais, em especial os que apresentam perfil técnico.

Pela primeira vez a procura por farmacêuticos teve aumento de dois dígitos nas 26 redes que integram a Abrafarma. Na comparação com janeiro a março do ano passado, o setor contratou quase 3 mil profissionais da categoria no primeiro trimestre, o que equivale a um incremento de 10,9%. Os 29.799 farmacêuticos do grande varejo representam 20% do total de funcionários e colaboradores.

“A pandemia colocou ainda mais em evidência o papel das farmácias como centros de saúde e assistência primária à população. A necessidade de um atendimento mais especializado e que incentive a adesão aos tratamentos cresce na mesma proporção”, comenta Sérgio Mena Barreto, CEO da entidade. O maior índice de recrutamentos acompanha a demanda de clientes no período – mais de 254 mil, contra 223 mil do primeiro trimestre de 2021.

Mesma realidade no associativismo

O aquecimento do mercado de trabalho estende-se às redes de pequeno e médio porte. De 10.884 profissionais no fim de 2020, as farmácias associativistas da Farmarcas e da Febrafar passaram a contar com 12.993 – 19% a mais.

As 16 empresas da Unifabra contrataram 702 pessoas. “Queremos cada vez mais nos consolidar como um hub de novos negócios para varejistas de menor porte, o que exige incrementar e qualificar o quadro de colaboradores. Além disso, fixamos a meta de ter 600 lojas em até dois anos e dobrar o número de estados onde atuamos. Hoje estamos em oito unidades da Federação”, observa o diretor executivo André Vanni.

Oferta de empregos no mercado farmacêutico desconhece a crise

Nova enquete

Na nova enquete que está no ar, queremos avaliar o crescente advento das ferramentas digitais de saúde. Trata-se de uma realidade consolidada, mas o que falta para as farmácias de todo o país abraçarem essa tendência? Participe e contribua para o debate.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress