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E-commerce prevê faturar R$ 7 bilhões como Dia das Mães

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O e-commerce deve faturar R$ 7 bilhões com o Dia das Mães em 2022, com crescimento de 4% em relação ao ano passado. É o que indica a projeção realizada pela Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro e conta com a maior base de dados reais e transacionais do mercado digital no País. O levantamento aponta também um aumento de 11% no número de pedidos neste ano, com expectativa de 15,7 milhões de compras digitais.

Entre as principais categorias que devem se destacar na data em 2022, estão os segmentos de eletroportáteis e o de beleza e perfumaria. Em 2021, as vendas de eletroportáteis cresceram 17% em relação a 2020, que por sua vez foi 152% maior que em 2019. Já os itens de beleza e perfumaria geraram em 2021 faturamento 20% maior que em 2020, que por sua vez foi 151% maior que em 2019.

‘Em todos os anos, as compras de eletroportáteis e de itens de beleza e perfumaria se destacam no Dia das Mães – uma das datas mais importantes do calendário do varejo nacional. As pessoas estão cada vez mais aproveitando as facilidades das compras on-line, especialmente pela possibilidade de pesquisar preços em variadas lojas de forma instantânea, e além disso, dispor da comodidade em receber os produtos em sua residência com rapidez’, destaca a Head de Inteligência da Neotrust, Paulina Dias.

Em 2021, mais de 70% dos pedidos destas categorias foram realizados com frete grátis, e a forma de pagamento mais utilizada foi o cartão de crédito. Além disso, mais de 66% das compras on-line de Dias das Mães nestas categorias são realizadas por mulheres, a maioria entre 26 e 50 anos.

Eletroportáteis

De 2019 para 2020, primeiro ano da pandemia no Brasil, aumentou em 152% o faturamento do e-commerce com eletroportáteis no Dia das Mães – de R$ 69,7 milhões para R$ 175,8 milhões. De 2020 para 2021, o faturamento aumentou em 17%, atingindo R$ 206,2 milhões.

Em 2021, destacaram-se as vendas de robôs aspiradores, fritadeiras elétricas e panelas elétricas. O tíquete médio – valor gasto por pedido de compra – também aumentou nos últimos anos: 3% de 2019 para 2020, passando de R$ 230,90 para R$ 236,80; e 39% de 2020 para 2021, atingindo R$ 330,20.

Beleza e perfumaria

Nos últimos anos, também vem crescendo o faturamento do e-commerce com itens de beleza e perfumaria no Dia das Mães. De 2019 para 2020, o faturamento cresceu 151%, passando de R$ 67,6 milhões para R$ 170,1 milhões. Em 2021 atingiu R$ 204,9 milhões, com aumento de 20% em relação a 2020.

Entre os mais comprados em 2021, destacam-se produtos de proteção solar, produtos para cabelo, itens de perfumaria e maquiagens. A média de itens comprados por cesta foi de 2,5 e o tíquete médio atingiu R$ 190,20, 23% a mais que os R$ 155,20 do ano anterior.

Shoppings

A Pesquisa de Expectativas Dia das Mães, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), feita em todo o País, aponta uma estimativa de venda 19% superior ao da mesma data de 2021. Com isso, os shoppings devem movimentar cerca de R$ 4,9 bilhões em vendas durante o período. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 26 de abril de 2022 com o objetivo de entender as expectativas do setor em relação à comercialização, fluxo de visitantes, tíquete médio, entre outros indicadores, para a semana do Dia das Mães, que acontece entre 1º e 8 de maio.

Se as expectativas se confirmarem, o setor vai superar em 12% o faturamento da data comemorativa de 2019, o que representa um crescimento real de 2,5%, o primeiro registrado após o início da crise sanitária. Para os shoppings ouvidos na pesquisa, 94% têm expectativas positivas para o Dia das Mães e 72% acreditam que as vendas devem superar os resultados de 2019.

Tíquete médio

A perspectiva é que em 2022 o tíquete médio seja superior a R$ 250. Espera-se, portanto, um aumento de 17,4% em relação ao que foi registrado no Dia das Mães de 2021 (R$ 213). Entre os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa, encontram-se: Perfumaria e Cosméticos (95%), Vestuário (81%), Joalheria (73%) e Calçados (71%).

Sobre o fluxo de visitantes, 79% dos respondentes disseram que o número de visitantes será igual ou maior que em 2019, ou seja, em relação ao período pré-pandemia. Para os que esperam um aumento do fluxo, o incremento será de 12% em média.

Ações para atrair o público – Para o Dia das Mães de 2022, os investimentos dos shoppings estarão concentrados nas tradicionais campanhas promocionais: Sorteio (43%), Compre e Ganhe (39%) e Ganhe e Concorra (18%).

Entre os prêmios mais citados estão carros e vale compras. Com relação às promoções de compre e ganhe, entre as principais categorias de brindes estão as joias (colares, pulseiras e pingentes).

Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, mesmo diante do cenário macroeconômico atual, os shoppings estão otimistas em relação à data. ‘A inflação e o desemprego foram citados por 42% dos respondentes como fatores externos que mais devem limitar o consumo no Dia das Mães, mas mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para a data’, comenta.

Data impulsiona busca por roupas na web

O mês de maio chega acompanhado de grandes expectativas para o varejo têxtil com a chegada do Dia das Mães. Pesquisa realizada pelo Behup aponta que a procura por vestuário está entre os objetos mais desejados para aqueles que planejam presentear suas mães nesta data, que é considerada por muitos especialistas e players como uma das mais importantes do ano para o comércio brasileiro.

Uma forma que as pessoas buscam para realizar a compra de artigos de moda é por meio do e-commerce, empresas como a Dafiti, maior fashiontech da América Latina, que possui parceria com o Bling, sistema de gestão do Grupo Locaweb com objetivo otimizar os processos de gestão de negócios, buscam otimizar o processo de vendas e trazer mais comodidade para os clientes durante o Dia das Mães.

Segundo dados da empresa, há um crescimento de mais de 20% quando comparamos maio com o mês de abril. Os grandes impulsionadores desse crescimento é, sem dúvidas, a busca por presenteáveis no Dia das Mães. Outro fator que impulsiona o aumento das vendas neste mês é a busca por artigos das categorias de inverno. Os consumidores começam a comprar novos itens para a mudança de estação, como botas, casacos, bolsas, pijamas e perfumes.

O período de vendas para essa data se intensifica, aproximadamente, duas semanas antes do Dia das Mães segundo a Dafiti. Por isso, a empresa busca estratégias diferenciadas para alavancar as vendas.

‘Nós fazemos campanhas customizadas para as principais datas do varejo, com o objetivo de estar com nossas clientes e apoiá-las na hora de buscar e escolher o look ou peça ideal para cada estilo. Para o Dia das Mães, criamos uma curadoria com as melhores ofertas e produtos e este ano temos um guia de presentes para cada estilo de mãe, com sugestões de vestuário, calçados e acessórios para todos os gostos e bolsos’, afirma a Head de Marketplace da Dafiti, Sarah Clemente.

Para se manter atualizada no mercado e inspirar mais pessoas com uma experiência de compra democrática, a empresa está atenta às tendências do comércio, como o social commerce, que corresponde na capacidade das redes sociais e geradores de conteúdo influenciarem as compras e fazerem com que marcas ganhem engajamento. No Brasil, 43% dos consumidores compram considerando a opinião de influencers.

Outra tendência é o omnichannel, estratégia que converge diversos meios on-line e offline de compra e atendimento garantindo opções rápidas e convenientes para o cliente. Há também a chegada dos super apps, que são aplicativos que podem prover múltiplos serviços como comunicação, compras e serviços financeiros em um só lugar.

‘A Dafiti acredita na importância da tecnologia para que estejamos cada vez mais próximos de nossos clientes. Nossa missão é revolucionar o ecossistema da moda, oferecendo uma experiência maravilhosa, inspiradora e democrática para nossos consumidores e a melhor plataforma para marcas e parceiros. Para que isso aconteça, investimos no relacionamento com os nossos clientes e parceiros, gerando dados para a melhoria contínua de nossa Plataforma’, diz Sarah Clemente.

Parcerias também são um fator importante, como a estabelecida com o Bling. Por meio dela, é habilitado para os vendedores do marketplace o serviço logístico Milkrun, no qual a Dafiti é responsável pelo transporte do pedido até o cliente. Com isso, os sellers estão percebendo uma evolução nas vendas, com uma alavancagem na faixa dos 50% devido a todo seu portfólio ser ofertado dentro da política de frete grátis da empresa, garantindo agilidade e eficiência também em outros processos, como: entrada do seller na plataforma da fashiontech, o cadastro de produtos e até o pós-venda, oferecendo serviços logísticos conectados no sistema de gestão Bling.

Para o COO do Bling, Marcelo Navarini, essa parceria contribui para oferecer uma melhor experiência para clientes e vendedores. ‘A parceria com a Dafiti tem como objetivo principal, facilitar os processos dos vendedores que utilizam a plataforma, que possui um grande alcance nos países em que atua e, por consequência, ajuda a otimizar as compras dos clientes, o que é muito importante, ainda mais levando em consideração datas comemorativas, como o Dia das Mães’, afirma o empresário.

O Bling tem trabalhado no aperfeiçoamento de suas ferramentas para que negócios dos mais variados segmentos e tamanhos possam ter seus processos automatizados e, desta forma, cresçam em seus respectivos mercados. Atualmente, a empresa oferece aos clientes vários serviços essenciais para a gestão de uma empresa, como integração com social commerce e marketplaces, emissão de notas fiscais, controle de estoque, conta digital, integração com os Correios, frente de caixa, aquisição de certificado digital e ordem de produção.

Demanda traz desafio logístico para as empresas

Gradualmente, o comércio mundial vem se recuperando da pandemia e o varejo tradicional, por exemplo, tem muitas expectativas para as vendas do Dia das Mães, que acontece dia 8 de maio. Ainda assim, a jornada de compra não linear e a falta de organização para distribuição de insumos ainda escassos, podem tornar as vendas da data sazonal um desafio.

Apesar das lojas físicas serem a preferência de boa parte dos consumidores, as lojas virtuais também estão sendo bastante procuradas – especialmente aquelas onde a entrega é ágil. Segundo o relatório Webshoppers 43, da Ebit Nielsen, em 2020, as compras on-line nas datas sazonais representaram 34% do faturamento anual do e-commerce. Naquele ano, o número de pedidos on-line no Dia das Mães aumentou 64% em relação a 2019, sendo também a data com maior número de novos consumidores, registrando um tíquete médio de R$ 412. Já em 2021, de acordo com a Neotrust, a data gerou um faturamento 15% maior no varejo digital, e o tíquete médio cresceu para R$ 475.

A expectativa do varejo e do e-commerce para este ano é alavancar as vendas e pedidos, o que pode impactar nas entregas quando não há um fluxo automatizado nesta etapa do negócio. Muitas empresas, inclusive, não conseguem organizar o fluxo de entregas e acabam perdendo clientes.

Segundo Jean Carlos Pereira, CTO da Lincros, empresa especializada em soluções para gestão logística, a organização dos processos de entrega é um ponto fundamental para o sucesso da jornada do cliente. ‘Ao realizar seu planejamento, é importante sempre ter em vista que digitalizar o controle logístico permite à empresa agilizar as entregas e reduzir deslocamentos com rotas assertivas. É através da organização dos trajetos com base nos dados de pedidos e prazos de entrega que a empresa pode criar as melhores rotas, reduzindo deslocamentos desnecessários e o consequente aumento de consumo de insumos, como o combustível, que tem sofrido aumentos consecutivos. É também a gestão logística otimizada que ajudará as empresas a driblar a falta de estoques, consequência da falta global de diversos insumos’, comenta o CTO da Lincros.

Apesar da expectativa para as vendas sazonais, o cliente, cada vez mais atento, consciente sobre custos e exigente, precisa estar no radar das empresas. O alto custo do frete é uma recorrência comum no abandono do carrinho on-line, assim como a falta de alguns produtos – segundo relatório do Adobe Analytics, mais de 2 bilhões de mensagens de produtos esgotados apareceram em listagens online no ano passado, 172% acima de 2020.

O executivo da Lincros reforça que ter um sistema organizacional e tecnológico presente nas lojas facilita na identificação de estoques e na organização das entregas, evitando prejuízos indesejados. ‘Com automação, a indústria pode agilizar a logística, especialmente no reabastecimento de pontos de vendas, permitindo uma gestão de estoque mais eficiente”, diz.

Pensar em outras estratégias para chamar atenção do consumidor também é importante. As lojas podem elaborar sugestões de compras complementares, ou a oferta de frete grátis a partir de determinado valor. ‘Na nossa plataforma contamos, inclusive, com a gestão de campanhas de fretes, onde a empresa pode criar e gerenciar campanhas de frete específicas para determinados produtos, regiões, períodos especiais ou outras situações que levam o consumidor a concluir suas compras com a certeza da entrega, incentivando o consumidor a comprar mais itens para recebê-los com condições especiais de transporte’, reforça Pereira.

Fonte: Diário do Comércio MG

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/pagamentos-por-pix-e-fretes-ultra-rapidos-sao-tendencia-em-estrategia-de-vendas-para-o-dia-das-maes/

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