Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Principais negociadores chegam a “resultado” sobre liberação de patente de vacinas da Covid, diz OMC

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

As quatro principais partes envolvidas nas negociações sobre uma renúncia de propriedade intelectual para as vacinas da Covid-19 prepararam um “documento final” para aprovação pelos demais membros, informou a Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta terça-feira, e a chefe da entidade disse esperar um acordo final até junho.

A diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, que fez da equidade das vacinas sua principal prioridade desde que assumiu o cargo em 2021, vem trabalhando há meses para intermediar um compromisso entre os Estados Unidos, a União Europeia, a Índia e a África do Sul para quebrar um impasse de 18 meses.

“O objetivo das discussões era chegar a algo viável”, disse Okonjo-Iweala à Reuters, dizendo que esperava que os 164 membros da OMC finalizem e aprovem a proposta em uma grande conferência em junho. “Para a próxima pandemia ou um surto deste, isto é extremamente importante”, afirmou.

Um ponto ainda em aberto no esboço é a duração do pedido de isenção de patente, que pode ser de três ou cinco anos.

Okonjo-Iweala disse que as negociações recentes se concentraram em obter um apoio mais amplo para o acordo, inclusive da China.

Ela disse que Pequim indicou que está “favoravelmente disposta” a ser considerada um país desenvolvido neste acordo e, portanto, sujeita a regras mais rígidas.

A missão chinesa na OMC em Genebra não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress