Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Rede de farmácias aposta em mais produtos no PDV

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Rede de farmácias aposta em mais produtos no PDV
Marcos Caramanti, CEO da Farma Ponte, aposta na digitalização das operações
Foto: César Ferro

Presente em mais de 40 cidades, a rede de farmácias Farma Ponte tem um grande objetivo em 2024 – ampliar as oportunidades de compras dos consumidores nas lojas. A meta foi revelada pelo CEO Marcos Caramanti durante visita do Panorama Farmacêutico à sede da empresa.

Para sustentar o plano, a rede estabeleceu duas estratégias: remodelar as lojas para expor um maior número de produtos nas gôndolas e aprimorar o processo de captação de dados para estimular as vendas digitais.

“Antigamente, você comprava um lote de produtos e os colocava nas prateleiras. Hoje, entendemos que é preciso analisar o mercado e nichos. As tendências de compra são diferentes até dentro de uma mesma cidade ou mesmo em um bairro”, comenta o executivo.

Rede de farmácias comemora 2023 com ressalvas

Segundo Caramanti, 2023 foi um ano positivo para a Farma Ponte, mesmo que não tenha batido as metas previstas. “Tínhamos a expectativa de crescer 20% quando o ano começou. Acabamos fechando o ano passado com incremento de 10%, o que foi satisfatório diante do cenário do varejo como um todo”, afirma.

Em 2023, a rede de farmácias inaugurou 20 lojas. Em contrapartida, precisou baixar também algumas portas. “Fechamos cerca de dez unidades. Às vezes, um PDV já maduro começa a sofrer com novos concorrentes. Nós lutamos, mas sabemos que, em alguns casos, é melhor encerrar certas operações e concentrar esforços em pontos de venda que geram resultados melhores e mais promissores”, explica Caramanti.

No rico Estado de São Paulo, hoje a varejista detém 4,5% de market share. É nele que a rede concentra a maioria de suas 135 drogarias. Em determinados municípios paulistas, a participação de mercado é para lá de expressiva. Varia entre 10 e 15%, o que é um grande feito. De acordo com a edição mais recente do ranking das redes que fazem parte da Abrafarma, a Farma Ponte ocupa a 16ª posição em faturamento e o 13º lugar quando o assunto é o número de lojas.

2024 promete expansão “interna”

A aposta da Farma Ponte em fortalecer o mix de produtos nas lojas é uma realidade. “Nos últimos anos, remodelamos todos os pontos de venda para oferecer 8 mil SKUs em cada uma de nossas unidades em 2024”, conta Ricardo Silveira, diretor de marketing da rede.

Para alcançar a meta, a empresa iniciou um planejamento há 10 anos atrás com a inauguração de um Centro de Distribuição com 6 mil m² de capacidade de armazenagem na cidade de Sorocaba (SP).

“Ainda hoje, o CD vem atendendo os planos de expansão, seja no aumento do mix de produtos nas lojas, como também na absorção de uma demanda futura gerada por até 400 farmácias”, afirma o diretor.

Prestes a completar 44 anos de existência, a Farma Ponte deseja ainda aumentar a presença digital junto ao público consumidor. A rede lança em abril seu app, desenvolvido com auxílio da Procfit. “Será um dos mais completos do mercado”, antecipa Silveira.

À primeira vista, os planos de abrir 10 unidades em 2024 podem parecer modestos para uma veterana do setor, mas essa estratégia tem um porquê. “Se hoje temos um share de 10 ou 15% em determinadas cidades, por que não impulsionar esse número para 20 ou 25%? Queremos consolidar as lojas maduras e isso será possível por meio do enriquecimento do nosso mix, oferecendo mais comodidade para o consumidor e estudando os insights de nossa atuação em cada uma das praças”, explica Silveira.

3
Ricardo Silveira, diretor de marketing da Farma Ponte, afirma que o foco é aumentar o share da rede
Foto: César Ferro

Outra meta para 2024 é levar o serviço de logística reversa para 100% das lojas. “Aproximadamente 80 unidades já recebem embalagens e outros resíduos de medicamentos de descarte junto à população. Só em 2023, recolhemos 914 quilos”, conta.

Rede quarentona tem história

Ao lado de seu irmão Marcos, Daniel Caramanti, diretor de operações da Farma Ponte, é um dos executivos que faz história na rede desde quando a empresa se limitava a uma simples drogaria independente.

“O Marcos já trabalhava no canal farma quando surgiu a oportunidade de comprar uma loja em Além Ponte, bairro de Sorocaba, o que explica o nome da empresa. O negócio estava quase quebrando, mas conseguimos reverter a situação”, relembra.

Rede de farmacias Daniel Caramanti

Daniel Caramanti, diretor de operações da Farma Ponte, viveu toda a trajetória de mais de 40 anos da rede
Foto: César Ferro

Na época, dois predicados ajudaram a Farma Ponte a prosperar – a localização de um PDV próximo à Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba e um grande surto de gripe que atingiu a região em 1980.

“Oficialmente, trabalhávamos até 22 horas, mas o movimento era tão grande que não conseguíamos fechar a loja antes da meia-noite. Esse PDV acabou se tornando nosso primeiro estabelecimento a atuar no regime de 24 horas”, conta Daniel.

Nessas quatro décadas, o grupo já enveredou por segmentos como indústria e distribuição, mas a vocação da família Caramanti sempre esteve no varejo farmacêutico.

O boom da expansão da rede de farmácias passou pela compra da SOS Farma, que levou o grupo a operar em novas praças. “Foi por meio dessa aquisição que abrimos uma loja na cidade de Extrema, a primeira em Minas Gerais. A compra também nos possibilitou a abertura de PDVs em municípios do Litoral Norte paulista. Ali demos algumas ‘cabeçadas’, mas foi uma grande aprendizagem saber trabalhar com mercado com movimentos sazonais”, afirma o diretor.

Com a aquisição, a rede de farmácias adquiriu nove lojas na região. Atualmente, acostumados com o mercado, esse total já mais que dobrou, e o grupo conta com 21 PDVs no Litoral Norte paulista.

Do “fusquinha” sempre a postos para serviços de entregas na primeira loja à nova identidade visual em vigor desde 2020, o compromisso da rede permanece o mesmo. “Hoje, uma loja nossa nada tem a ver com o visual do passado. O que não mudou é nosso compromisso com a saúde da população”, completa.

Montagem

FARMA PONTE

Fundação: 1980
Capilaridade: 133 lojas no Estado de São Paulo e 2 em Minas Gerais
Número de CDs: 1 em Sorocaba (SP)
Número de funcionários: 1960, sendo 210 no Centro de Distribuição
Número de SKUs: 7 mil por PDV

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress