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De início humilde à maior rede de farmácias da Austrália

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De início humilde à maior rede de farmácias da Austrália
Foto: Divulgação/ reprodução Inside Retail

Como duas famílias construíram a maior rede de farmácias da Austrália? A história da Chemist Warehouse remonta a um começo humilde, quando Mario Verrocchi conheceu os irmãos Jack e Sam Gance no subúrbio de Melbourne, depois de se formar em farmácia pela Universidade do Sul da Austrália. Os Gance compraram a sua primeira farmácia em 1972. Já Verrocchi iniciou no empreendimento como estagiário em 1980.

Hoje, a rede de franquias contabiliza US$ 5,12 bilhões em vendas anuais em mais de 600 lojas na Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e China. A varejista é conhecida pela prática de preços baixos e oferta de produtos exclusivos.

Rede de farmácias anuncia fusão bilionária

Em dezembro, a empresa de atacado e distribuição de medicamentos Sigma Healthcare anunciou uma fusão com a Chemist Warehouse, formando um novo império varejista, com uma capitalização de mercado estimada em US$ 5,8 bilhões. O acordo também abrirá as portas para a Chemist ser cotada na Bolsa de Valores da Austrália, a ASX.

A Sigma, que também conta com 340 franquias de farmácias das bandeiras Amcal e Discount Drug Store, comprará a varejista por US$ 454,2 milhões em dinheiro e ações, tornando os acionistas da rede de farmácias proprietários de 85,75% do negócio. O objetivo é unir a experiência em varejo e marketing da Chemist com a infraestrutura de distribuição e capacidades logísticas de ponta da Sigma.

Segundo Verrocchi, a fusão ajudará no crescimento futuro da varejista, que ainda tem bastante espaço para expansão na Austrália, tanto em lojas físicas como no comércio online. O acordo ainda depende das aprovações da Comissão Australiana de Consumidores e Concorrência e do Escritório de Investimentos Estrangeiros da Nova Zelândia. A conclusão do negócio está prevista para o segundo semestre.

O começo da Chemist Warehouse

No ano 2000, os irmãos Gance e Verrocchi embarcaram na jornada de montar a rede, lançada inicialmente com apenas cinco farmácias. A primeira loja foi aberta em Melbourne. A primeira expansão internacional ocorreu em 2017 na Nova Zelândia. Em 2020, expandiu o mercado para a Irlanda e em 2021 para a China.

Ao contrário das farmácias tradicionais, a Chemist Warehouse gera a maior parte das suas vendas a partir de produtos isentos de prescrição, como vitaminas, perfumes, cosméticos e fórmulas para bebês. Distantes do sinônimo de glamour, as lojas físicas exibem pallets altos e corredores amplos, que mais se assemelham a um galpão.

Mas é na execução impecável que está o diferencial. A colocação dos produtos é muito bem definida e há um rodízio mensal de promoções. Três dias são suficientes entre a aquisição de estoques adicionais e a disposição no PDV, apoiadas por uma comunicação ostensiva com o público.

Especialista em retail media

Retail media é uma categoria na qual a Chemist Warehouse já tem um controle firme. A ampla presença publicitária inclui telas nas lojas e displays impressos bem como um braço de conteúdo. A House of Wellness é comercializada como uma revista trimestral e a rede de farmácias ainda tem seu próprio programa de televisão. Ela também usa os dados do cliente para direcionar anúncios aos consumidores.

Com informações da Reuters, Daily Mail, The Sydney Morning Herald, Capital Brief e Revista Excelência

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