Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Takeda fecha parceria para ampliar vacina da dengue

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Vacina da dengue

 

A Takeda fechou uma parceria com a farmacêutica indiana Biological E. Limited (BE) para acelerar a produção da vacina da dengue QDENGA. Os frascos multidoses serão disponibilizadas para aquisição pelos governos dos países endémicos até 2030, o mais tardar, para apoiar os Programas Nacionais de Imunização.

Os frascos multidoses oferecem vantagens econômicas e logísticas para os Programas Nacionais de Imunização, minimizando as despesas de embalagem e armazenamento, ao mesmo tempo que reduzem os resíduos médicos e ambientais. A BE aumentará a capacidade de produção para até 50 milhões de doses por ano, acelerando os esforços da Takeda para fabricar 100 milhões de doses por ano dentro de uma década.

A parceria se baseará na capacidade de fabricação existente da vacina nas instalações da Takeda em Singen, Alemanha, e na parceria de longo prazo da Takeda com a IDT Biologika GmbH.

“O objetivo de longo prazo da Takeda tem sido disponibilizar amplamente a QDENGA para aqueles em risco que possam se beneficiar da imunização. A parceria com a Biological E. Limited permitirá combater a dengue em escala global, aumentando significativamente a capacidade de produção de frascos multidose para impulsionar o acesso sustentável à vacina em países mais endêmicos”, afirma Gary Dubin, presidente da Unidade Global de Negócios de Vacinas da Takeda.

Ampliação da vacina da dengue no mundo

Atualmente, a QDENGA está disponível para crianças e adultos no mercado privado em países da Europa, Indonésia e Tailândia, e em programas privados e alguns programas públicos na Argentina e no Brasil.

A dengue está entre as doenças virais transmitidas por mosquitos mais comuns em todo o mundo, com taxas de incidência globais aumentando 30 vezes nos últimos 50 anos devido à urbanização, às viagens e às mudanças climáticas.

A doença é atualmente endêmica em mais de 100 países e causa cerca de 390 milhões de infecções a cada ano. As regiões das Américas, do Sudeste Asiático e do Pacífico Ocidental são as mais gravemente afetadas, representando apenas a Ásia cerca de 70% do fardo global da doença.

“Estamos orgulhosos de colaborar com a Takeda na produção de sua inovadora vacina tetravalente contra dengue em frascos multidose”, afirma Mahima Datla, diretora administrativa da Biological E. Limited.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress