Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pesquisa indica os maiores e-commerces de farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Pesquisa indica os maiores e-commerces de farmácias
Foto: Canva

Uma pesquisa inédita avaliou o desempenho dos maiores e-commerces de farmácias no Brasil.

O número coloca o país na terceira posição em acessos a sites e lojas virtuais do setor farmacêutico, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Rússia. Os dados fazem parte do estudo da Similarweb, ferramenta analítica que mensura o tráfego gerado para páginas da internet entre agosto de 2023 e janeiro de 2024.

Considerando todo o ano passado, o país superou pela primeira vez a barreira de 1 bilhão de visitas a essas plataformas, um avanço de 11,38% em relação a 2022. O Brasil concentra 4,61% do tráfego global, à frente de mercados relevantes como Índia, Reino Unido e Japão.

Ranking País Compartilhamento de Tráfego
1 Estados Unidos 22,37%
2 Rússia 5,81%
3 Brasil 4,61%
4 Índia 4,58%
5 Reino Unido 4,32%
6 Japão 4,23%
7 Polônia 3,52%
8 Alemanha 3,31%
9 França 3,04%
10 Indonésia 2,86%

Fonte: Similarweb

Quem se destaca entre os maiores e-commerces de farmácias

O estudo sobre os maiores e-commerces de farmácias ainda comparou o volume de usuários nos sites e aplicativos. E as duas bandeiras da RDsaúde se destacam.

Enquanto a Drogasil é a marca com maior volume de usuários ativos diários no seu app, a Raia registra a maior disparidade na proporção de acessos entre sites e aplicativos. “Em média, a plataforma desta última bandeira conta com 1,3 milhão de usuários ativos, enquanto a página oficial da bandeira contabiliza 11,8 milhões de visitantes únicos”, ressalta Vicky Almeida, líder Latam de insights da Similarweb.

Similarweb dados de fev. 23 a jan. 24
Fonte: Similarweb (dados de fev. 23 a jan. 24)Manchetes

 

Sobreposição de audiência

Entre os e-commerces de farmácias que competem pela mesma audiência, a Drogaria São Paulo compartilha 21,9% do público com as Farmácias Pague Menos; 19,3% com as Drogarias Pacheco; 4,7% com a Drogaria Araujo e 1,3% com as Farmácias São João. Esta última rede apresenta o melhor índice de lealdade.

Sites que mais investem em PPC

Na análise de investimento versus crescimento de visitas, os sites da Drogasil, Farmácias Pague Menos e Drogarias Pacheco são os mais eficientes em Pay Per Click (PPC). Por outro lado, a Oficial Farma é dona do portal menos eficiente, por apresentar alto investimento e baixo retorno de visitas.

Mais insights da pesquisa sobre comportamento de compra

  • 26 é a média de visitas que um e-commerce de farmácia recebe até gerar uma conversão. Produtos das categorias de beleza e cuidado com a pele; mamãe e bebê; e medicamentos são os mais adicionados aos carrinhos de compra
  • A Qualidoc é a marca líder de conversão em vendas (12,3%). Em média o site recebe oito visitas até gerar uma conversão
  • A Drogaria Pacheco é o segundo site com melhor performance. A taxa de conversão é de 8,6%

Na sequência, lado a lado estão as Farmácias Pague Menos e a Drogaria São Paulo, com taxas de conversão de 7,9% e 7,6%, respectivamente

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress